MÚSICA

Cauique Bonsucesso celebra 40 anos de carreira com turnê do novo disco e videoclipe

Com Banda Por Um Fio, o artista faz shows gratuitos neste final de semana

Por Da redação | 04/04/2024 | Tempo de leitura: 5 min
São José dos Campos

Divulgação

Cauique Bonsucesso (com sanfona) e integrantes da Banda Por Um Fio
Cauique Bonsucesso (com sanfona) e integrantes da Banda Por Um Fio

Talento da região, o músico Cauique Bonsucesso celebra 40 anos de carreira –marcada pelo hit “Caia Mamão Papaya” e pela participação no grupo Trem da Viração– com shows gratuitos para lançamento de seu primeiro álbum autoral, “Calango da Mandioca”. Neste sábado (6), o artista e a Banda Por Um Fio se apresentam ao público no distrito de São Francisco Xavier, em noite que dará origem a videoclipes do repertório e será ponto de partida para uma turnê.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Ainda neste fim de semana, o grupo anima a Casa do Idoso Centro logo às 9h desta sexta-feira (5), e integra a programação da festa Compadre São Benedito às 20h do domingo (7), no Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça, à zona leste (veja informações ao pé da matéria).

A maratona encerra a agenda do projeto “Elementos”, iniciada em março e contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura, criando novas perspectivas para a trajetória do sanfoneiro, que com sua música dançante e animada registra paisagens e costumes do Vale do Paraíba Paulista. Em linguagem descontraída, sua banda canta de forma poética a fusão do urbano e do rural nos tempos atuais.

“O fomento público é importante para valorizar e democratizar a cultura. É uma forma de reverter, para diferentes grupos de pessoas, toda uma vivência em forma de poesia”, diz Bonsucesso, que comemora a nova fase. “São 40 anos de estrada, e o mais desafiador ainda é divulgar o trabalho autoral, pois falta muito espaço para tocar o que a gente compõe. Mas estamos empenhados em levar nosso nome e região a outros lugares do estado e do país por meio deste espetáculo, que é uma mistura de muitos ritmos da nossa tradição popular.”

Sorte de quem puder estar na plateia: com canções que têm como base instrumentos do forró pé de serra (sanfona, zabumba e triângulo), a sonoridade por vezes foge deste estilo para embalar o público em canções que puxam uma embolada, um coco ou mesmo ganham pegada cigana ou roqueira. Ficar parado ou isolado durante a apresentação torna-se, assim, esforço penoso à frente do palco.

Quando “Maria Vai com as Outras” começa a tocar, por exemplo, uma grande ciranda se forma diante dos músicos. Aposta do autoral “Calango da Mandioca”, novo EP de Bonsucesso já disponível nos streamings de música e na plataforma digital de vídeo mais populares, a canção é o xodó do artista.

“A música que dá nome ao disco fala dos absurdos destes nossos dias, é um jeito de fazer as pessoas prestarem mais atenção em seus atos, uma mensagem de alerta. Mas gosto muito de ‘Maria Vai com as Outras’ pela linguagem atual e pela soma da minha arte com o fortalecimento e incentivo às lutas por direitos das mulheres, às lutas de gênero”, explica.

Calango é um ritmo brasileiro de desafio, e por este motivo os parceiros de música de Bonsucesso gostam de assim defini-lo. Mistura de bicho do mato com eterna criança, o compositor se transforma ao vestir roupa de artista e encaixar sanfona sobre o peito: o contador de histórias acanhado do minuto anterior logo se expande e deixa tudo mais alegre. Afinal, também se apresenta como um ‘brincante’ –basta vê-lo dançar com a boneca Ziloca ou fazer barulho sobre uma chapa de ferro!

“A música é minha vida. Meus amigos, tudo gira em torno da música! Não conseguiria viver sem ela; posso deixar de fazer uma porção de coisas no dia a dia, mas não posso ficar sem fazer música”, declara. Inclusive, sua companheira de vida, Dri Mudat, é também parceira de palco e composições.

Com ela e os músicos Lia Aroeira, Daniel Xingu e Daniel Gonçalves, o artista adiciona ao nome a Banda Por Um Fio –e, com o convidado Moringa D’Xoroque na percussão, colore espaços por onde passa com figurino de Pitiu Bomfin.

“E é só o começo! A banda durante a pandemia se uniu em convivência e acabou me dando força para acreditar neste trabalho de composição. Agora, quero gravar outras composições que ainda não levamos a estúdio. Tem um tanto delas!”, avisa Bonsucesso, que nasceu em Lorena e fez sua carreira em cidades como Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal e Caçapava, além de São José dos Campos.

SERVIÇO

Confira a agenda da banda neste fim de semana

SEXTA, dia 5, Casa do Idoso Centro

Cauique e banda provam que curtir forró ou batucar instrumentos musicais faz muito bem à saúde em todas as idades! O convite é para relaxar e se deixar conduzir logo cedo por boa música animada, para começar o dia com mais disposição e alegria em grupo! Uma boa prosa já prepara os ânimos durante a oficina que antecede o show. Chegue cedo!

9h (oficina) e 10h30 (show). Na r. Euclides Miragaia, 508, centro. Grátis.

SÁBADO, dia 6, JOÃO DE BARRO (distrito São Francisco Xavier)

Uma excelente opção de passeio para o fim de semana: curtir o clima da montanha e, ao final do sábado, passar bons momentos na companhia de Cauique e banda. É noite para saborear bons pratos enquanto ouve música de qualidade como num grande encontro. Uma oportunidade, ainda, para ver ao vivo o show que, gravado, dará origem a videoclipes.

20h (show). No lgo. São Sebastião, 105, centro do distrito. Grátis.

DOMINGO, dia 7, CASA DE CULTURA JONGO MISTURA DA RAÇA

Ritmos e danças tradicionais da nossa história estão no DNA da música de Cauique Bonsucesso e Banda Por Um Fio. Por isso, o clima será festivo no encerramento do fim de semana! Entre atrações de cultura popular que celebram o santo São Benedito no espaço cultural da zona leste, o grupo coloca todo o mundo para dançar, pular e até mesmo arriscar uma percussão com o corpo durante um dos pontos altos do show: o hit “Chapa Quente”!

20h (oficina) e 20h30 (show). Na r. Elder Oliveira Prata, 5, Jardim Coqueiro. Grátis.

Faixa a faixa “Calango da Mandioca”

EP de Cauique Bonsucesso

1 - “Calango da Mandioca”

Xaxado engajado, com peso de guitarra, de temas como crimes ambientais e fake news.

2 – “Clariô”

Xote/arrastapé rural que evoca religiosidade e força feminina sob a bênção das santas Rita e Clara.

3 – “Mariana”

Pé de serra animado e dançante sobre a trajetória de uma mulher apaixonada.

4 – “Maria Vai com as Outras”

Mistura de ritmos com letra sobre luta coletiva por pautas afirmativas, como de gênero.

5 – “Hippie Chic”

Brincadeira que bebe da embolada para divertir em jogos com a palavra “hippie”.

6 – “Mariquinha”

Forró pé de serra bem marcado pelo triângulo e que narra a formação de uma família.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.