PROJETO

Adequação em significado da estrela na bandeira de Taubaté depende da sanção de Saud

Estrela no canto superior esquerdo da bandeira, que se referia a 'distrito de Quiririm', passa a fazer referência somente a 'Quiririm', já que distrito foi extinto em 2006

Por Sessão Extra | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Taubaté

Reprodução

Estrela na bandeira faz referência a Quiririm
Estrela na bandeira faz referência a Quiririm

Bandeira
Após ser aprovado em duas votações pela Câmara, o projeto da Comissão de Legislação Participativa que altera em duas leis municipais o significado da estrela na bandeira de Taubaté seguirá para a análise do prefeito José Saud (PP), que poderá vetá-lo ou sancioná-lo.

Clique aqui para fazer parte do canal de OVALE no WhatsApp e receber as principais notícias da região. E clique aqui para participar também na nossa comunidade no WhatsApp

Quiririm
A modificação se refere à expressão "distrito de Quiririm", que passa a ser somente "Quiririm", no significado da estrela que fica no canto superior esquerdo da bandeira.

Distrito
O projeto foi apresentado pela comissão após sugestão de um morador, o historiador Carlos Gouvêa. "Quando foi editada a Lei 1.358, de 14 de julho de 1972, o município era composto por dois distritos: o distrito sede e o distrito de Quiririm. Para ilustrar esta divisão, a bandeira de Taubaté registrava o distrito de Quiririm simbolizado pela estrela branca, no seu canto superior esquerdo. Ocorre que, em 2006, por meio da Lei Estadual 12.245, o distrito de Quiririm foi extinto, e Taubaté passou a contar somente com o distrito sede, portanto, a estrela situada no canto esquerdo superior da bandeira de Taubaté não representa mais uma divisão administrativa existente, mas passa a registrar um evento histórico: a existência do distrito de Quiririm entre os anos de 1925 e 2006", argumentou o morador.

Desenho
A correção que se propõe é apenas textual, sem prejuízo ao desenho da bandeira - apenas acrescenta ao texto o registro da criação e extinção do distrito de Quiririm.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.