JUSTIÇA

TJ-SP absolve mulher que derrubou genro do capô do carro em Araçatuba

Ela havia sido condenada por lesão corporal em primeira instância; tribunal reconheceu a legítima defesa

Por Agência Trio Notícias | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 4 min

www.cnj.jus.br/ Reprodução

TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo)
TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo)

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) acatou recurso e absolveu a professora Carla Martins Coutinho Menez, 38 anos, que havia sido condenada pela Justiça de Araçatuba por ter ferido o ex-genro, ao derrubá-lo de cima do carro dela. O relator do recurso, desembargador João Augusto Garcia, reconheceu que ela agiu em legítima defesa.

A ré havia sido condenada a 2 anos e 4 meses de reclusão no regime aberto, após ser denunciada por lesão corporal gravíssima. O crime ocorreu na manhã de 19 de março de 2021, na rua Veríssimo Ferreira da Costa Filho, no conjunto Habitacional José Passarelli.

Consta na denúncia que Carla não concordava com o relacionamento da filha com a vítima e havia boletins de ocorrência registrados em função dos diversos desentendimentos entre as partes e também o pai do genro dela.

Naquela manhã, a professora foi à residência do casal conduzindo um Ford Fiesta para conversar com a filha. Ela teria sido recebida pelo genro e teve início mais uma discussão. O jovem teria sentado sobre o capô do carro, alegando que queria conversar na presença do pai dele.

Vendo este chegar, a ré teria saído em alta velocidade, ainda com o jovem sobre o veículo, fazendo com que caísse na via pública. Laudos periciais apontaram que a vítima sofreu ferimentos de natureza gravíssima por incapacidade permanente para o trabalho e enfermidade incurável.

Depoimento
Consta no relatório do recurso que em juízo, a professora confirmou que ao procurar a filha para conversar teria sido atendida pelo genro, que estaria bastante alterado e teria feito ameaças, afirmando que chamaria o pai dele para resolver a situação.

Disse ainda que o jovem tentou agredi-la, mas teria sido impedido por vizinhos. Ela relatou que entrou no veículo e que o pai do genro dela chegou em seguida, com outro carro, estacionou na frente dela e disse que ela não iria embora.

Em seguida o jovem teria passado a bater no carro dela, subiu no teto do veículo e o pai dele também teria ido na direção dela. Por medo, ela acionou o motor, manobrou o veículo e teria saído devagar, transportando o genro no teto. Após percorrer alguns metros ela freou e o rapaz foi lançado à frente e caiu no asfalto. Em seguida, ela deixou o local por medo.

Legítima defesa
Ao julgar o recurso, o desembargador entendeu que a ré agiu amparada na excludente de ilicitude de legítima defesa. “... a vítima foi quem não agiu adequadamente, privando a pessoa do seu direito de ir e vir, motivado por próprias razões. Tivesse deixado a então sogra ir embora, como ela queria, nada demais grave teria acontecido, ao que tudo indica, até os princípios da lógica” , consta na decisão.

Ele acrescenta que o contexto indica situação crítica, com a acusada acuada, sozinha, por instinto saindo com o carro querendo, tão só, ir embora dali. “Não deveria a ré ter ido lá, um ponto. Mal recebida, depois de discussão, quis sair. O ofendido, por seu lado, depois de se sentir ofendido com a presença da sogra lá, em exercício arbitrário das próprias razões, depois de chamar o pai, postou-se na frente do carro, impedindo a saída da então sogra, na liberdade de ir e vir, também um erro. Portanto, durante a lamentável situação, a acusada repelia agressão iminente, representada pelas discussões e coação pretérita, estando tolhida do direito de ir e vir, utilizou de meios moderados, o único que dispunha, isto é, a própria fugado local, com seu carro”.

O desembargador justifica ainda tratar-se no caso de uma mulher, em desvantagem numérica, tentando se desvencilhar de dois homens, sabendo que não era “bem recebida”, e com vizinhos ao redor. “Que outra atitude poderia ela ter, naquelas condições? Ficar no carro destravado e esperar ser pega? O ofendido, já tanto agressivo, com reforço do pai, esperar o risco sério contra a sua integridade física se efetivar?”, cita.

Fatalidade
Por fim, o magistrado comenta que impressiona as "infelizes e graves" sequelas decorrentes do fatos, argumentando tratar-se de uma fatalidade não pretendida por ninguém, pois o objetivo da ré era fugir, sob o risco de agressão, após a chegada do pai do genro dela.

"A conclusão a que se chega não representa, em absoluto, uma 'chancela ao crime', tampouco retira a gravidade dessas sequelas experimentadas, mas, antes disso, roga-se para que as partes se conciliem, um dia, ou, no mínimo, se respeitem, visando equacionar os entreveros, os quais, infelizmente, teriam continuado, mesmo após os fato", encerra.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.