SÉRIE A-2

Velo Clube já foi ‘carrasco’ de São José e Taubaté na briga pelo acesso

O primeiro foi o São José, em 1978, na antiga Divisão Intermediária, quando a Águia, que nunca tinha disputado a elite, fazia grande campanha

Por Marcos Eduardo Carvalho | 21/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Carol Custanari/Velo Clube

Lance de Velo Clube x São José
Lance de Velo Clube x São José

O Velo Clube de Rio Claro, adversário do São José nas quartas de final do Campeonato Paulista da Série A-2 deste ano, já foi um ‘carrasco’ tanto da Águia do Vale quanto do Taubaté na busca por acesso à elite e à Série A-2 do Campeonato Paulista.

O primeiro foi o São José, em 1978, na antiga Divisão Intermediária, quando a Águia, que nunca tinha disputado a elite, fazia grande campanha. Nas duas primeiras fases, o time da região, comandado pelo técnico Adhemar Alves, conseguiu ser o primeiro e avançar até o hexagonal final, que dava o acesso apenas ao campeão, enquanto o segundo ia para uma repescagem.

Clique aqui e leia as notícias em tempo real de OVALE


Então, na última rodada, no dia 17 de dezembro, a Águia perdeu por 1 a 0 no estádio Benitão, palco do jogo deste próximo sábado (23), a partir das 19h15.

Se tivesse vencido, poderia ter conquistado o acesso, ou ao menos, ir para a repescagem. Mas, acabou em terceiro lugar, com 13 pontos. A Inter de Limeira, campeã do hexagonal, subiu, com 15 pontos, enquanto o Velo Clube, também com 13, foi para a repescagem, apenas no ano seguinte, já que houve muito embate jurídico entre o Velo e a Inter.

E, na Série A-2 deste ano, o Velo Clube ainda quebrou a invencibilidade da Águia, vencendo por 2 a 1, em casa, na 13ª rodada.

Carrasco do Taubaté

Em 2011, o Taubaté estava na Série A-3 e lutava pelo acesso à Série A-2. Então, em um dos quadrangulares de acesso, pegou o Velo Clube em Rio Claro, na última rodada, precisando do empate para ficar com a segunda vaga.

Ainda no primeiro tempo, chegou a abrir o placar com um pênalti cometido sobre Gilsinho e cobrado por ele mesmo. No entanto, ainda no primeiro tempo, o time da casa empatou. E, na etapa final, o Velo Clube foi superior, virou e goleou por 4 a 1, frustrando a torcida do Burrão, no dia 8 de maio de 2011.

Agora, o Velo Clube está no caminho do São José nas quartas de final da Série A-2 de 2024. O primeiro jogo será em Rio Claro, mas a volta, no dia 27, será no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, a partir das 20h.

A Águia, com melhor campanha, tem a vantagem de decidir em casa uma vaga na semifinal. Apenas o campeão e o vice da Série A-2 sobem para a elite.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.