INVESTIGAÇÃO

Taubaté: MP pede fim de inquérito sobre suposta irregularidade em férias de ex-diretora

Denúncia feita por vereador apontava que diretora teria viajado para a Europa sem que houvesse solicitação formal de férias; Promotoria concluiu que houve falha burocrática

Por Julio Codazzi | 19/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Caique Toledo/OVALE

Lateral da Prefeitura de Taubaté
Lateral da Prefeitura de Taubaté

O Ministério Público solicitou o arquivamento do inquérito que apurava supostas irregularidades nas férias da ex-diretora de Trânsito de Taubaté Queila Birsa Matarazzo Albernaz, que deixou a Prefeitura no fim de 2023.

Clique aqui para fazer parte do canal de OVALE no WhatsApp e receber as principais notícias da região. E clique aqui para participar também na nossa comunidade no WhatsApp

A investigação havia sido iniciada em outubro do ano passado, após o vereador Moises Pirulito (PL) denunciar que Queila teria viajado no fim de maio para a Europa, mas não teria seguido os trâmites normais de pedido de férias - que incluem formalizar a solicitação até o dia 10 do mês anterior.

A Promotoria concluiu que houve um erro burocrático por parte da Prefeitura. O pedido de arquivamento será analisado pelo CSMP (Conselho Superior do Ministério Público), que poderá homologá-lo ou solicitar o aprofundamento das investigações.

INQUÉRITO.
A denúncia havia sido feita pelo vereador no início de junho, por meio de um vídeo postado nas redes sociais. Na gravação, Pirulito foi até a sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, mas os funcionários não sabiam explicar onde estava a então diretora de Trânsito. O material ainda mostrou uma conversa do parlamentar com o diretor de Recursos Humanos, José Antunes Pereira Neto, que afirmou que o setor não havia recebido nenhum comunicado sobre as férias de Queila.

Ao MP, Queila e a Prefeitura afirmaram ter ocorrido uma falha burocrática: a diretora teria pedido as férias em setembro de 2022, mas tirado apenas 15 dias em outubro daquele ano; os 15 dias restantes foram gozados entre 22 de maio e 5 de junho de 2023, mas o setor administrativo da Secretaria de Mobilidade Urbana teria esquecido de informar a mudança para o RH.

"Ressaltando que não evidenciado pagamento a maior e/ou em desconformidade quando da fruição de férias, forçoso reconhecer que as irregularidades apuradas já foram sanadas pela atuação da administração, de modo que não há necessidade de providências adicionais para a tutela do patrimônio público", concluiu a Promotoria, que não identificou "concreta hipótese de lesão ao erário decorrente de conduta dolosa dos envolvidos, ou mesmo, ainda que de forma indireta, do gestor da administração pública".

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.