VELADO NO BAR

Brincalhão e alegre: conheça a história de Geraldo, alemão velado em um bar no Brasil

Corpo de Gerhard Totzauer foi velado num bar na cidade do Ceará, a pedido dele

Por Da redação | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Reprodução / Redes Sociais

Velório de Geraldo ocorreu dentro do bar Caverna
Velório de Geraldo ocorreu dentro do bar Caverna

Gerhard Totzauer será eternamente lembrado como um morador ilustre que deixou um impacto positivo e duradouro em Canoa Quebrada, praia turística no litoral do Ceará, na cidade de Aracati.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A afirmação é de Victor Barreto, proprietário do bar Caverna, em Canoa Quebrada, local onde foi velado o corpo do alemão Gerhard Totzauer, que morreu aos 66 anos em decorrência de um câncer de pulmão.

O velório mais inusitado da cidade ocorreu na última quarta-feira (13), um dia após a morte de Gerhard, que era chamado de Geraldo pelos amigos da comunidade e do bar.

Ele era frequentador assíduo do estabelecimento desde que se mudara da Alemanha para o Ceará, em 2006, quando o bar tinha apenas três anos de existência. Foram 18 anos vivendo entre os cearenses, o que fez Geraldo ser ‘adotado’ pelos brasileiros.

Geraldo tornou-se amigo da comunidade, apaixonado pelo bar e pela vida, paixão que ele manifestava em forma de alegria e solidariedade.

“Ele será lembrado como alguém que sempre esteve disposto a estender a mão a quem precisasse, seja através de apoio financeiro, iniciativas sociais ou simplesmente oferecendo seu tempo e habilidades para ajudar os outros”, disse Barreto, que organizou o velório dentro do bar.

“Sua generosidade ultrapassava os limites de sua própria vida e ele fazia questão de contribuir para o bem-estar de todos ao seu redor.”

Geraldo era natural da pequena cidade de Hausach, na Alemanha, no estado de Baden-Württemberg. No Ceará, ele trabalhava no hotel Beach Flat Canoa Quebrada, que alugava flats para turistas.

A relação de Geraldo com a vila de pescadores, que é um dos principais pontos turísticos do Ceará, foi demonstrada também em momentos difíceis.

SOLIDÁRIO.

Barreto contou que Geraldo ajudou a comunidade durante os piores momentos da pandemia de Covid-19, contribuindo com uma ONG chamada Olho Protetor de Canoa, tocada pelo dono do bar.

“O Geraldo sempre foi um amigo de Canoa. Ele sempre foi um cliente muito assíduo do bar. Ele sempre ajudou muito as pessoas aqui em Canoa. Ele era muito querido na cidade, tanto pelos brasileiros, quanto pelos estrangeiros”, comentou o dono do estabelecimento.

Nas redes sociais, inundam fotos de Geraldo em festas do bar e da comunidade, muitas dela de carnaval e com o alemão fantasiado de diversos personagens. Segundo amigos, o bom humor era uma das características do estrangeiro.


“Jamais vou esquecer esse amigo, que nos proporcionou tantas alegrias”, disse Lucia Oliveira. “A lembrança que irá prevalecer será este sorriso”, afirmou Hannah Carolina.

As duas amigas publicaram fotos de momentos engraçados de Geraldo, que estava sempre alegre e disposto a ajudar as pessoas em Canoa.

“Sua memória será honrada através do reconhecimento de sua contribuição para a comunidade, bem como através da continuação e inspiração de suas ações. As futuras gerações em Canoa Quebrada serão lembradas da importância de ajudar os outros e fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor, seguindo o exemplo deixado por Geraldo Alemão”, completou Barreto.

O velório e sepultamento do corpo de Geraldo atraíram diversos moradores de Canoa, que misturavam a tristeza da perda do querido amigo com a alegria das lembranças de passagens da vida de Geraldo.

In frieden gehen, Gerhard Totzauer.

Leia mais:

VÍDEO: Amigos atendem 'último pedido' e velam Geraldo no bar, com música e cerveja

Gerhard Totzauer era conhecido como Geraldo
Gerhard Totzauer era conhecido como Geraldo
Momento engraçados de Geraldo e amigos em Canoa
Momento engraçados de Geraldo e amigos em Canoa
Geraldo (centro, de óculos) e amigos em frente ao bar Caverna
Geraldo (centro, de óculos) e amigos em frente ao bar Caverna

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.