PERSONAGEM

Ex-BBB Vavá vira peregrino e vai completar 6.000 km de caminhada em Aparecida

Vagner Lara celebra 20 anos de peregrinação com caminhada para Aparecida, documentário, livro e exposição

Por Xandu Alves | 13/03/2024 | Tempo de leitura: 4 min
São José dos Campos

Divulgação

Vavá em pregrinação ao Santuário Nacional
Vavá em pregrinação ao Santuário Nacional

Caminhar é preciso, viver não é preciso.

A experiência de duas décadas como peregrino de Vagner Lara permite a recomposição poética da célebre frase do escritor português Fernando Pessoa, para quem navegar é mais importante do que viver.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Sabe-se que as palavras estão ligadas em seu sentido por cordão umbilical: caminha-se e navega-se para viver.

“Depois que comecei a peregrinar, minha vida mudou por completo”, diz o empresário Vagner Lara, 47 anos, mais conhecido como Vavá do BBB (Big Brother Brasil).

Ele foi participante da edição de 2014 do reality show mais famoso do país, quando teve a oportunidade de interagir (e brigar) com a atriz Tatá Werneck.

“Minha intenção foi aparecer, ter visibilidade, não foquei no prêmio. Entrei para aparecer e ser famoso, viver aquela vida”, admite Vavá, o sexto eliminado do BBB daquele ano.

PEREGRINO.

Antes de se tornar o ‘ex-BBB Vavá’, alcunha que lhe dá orgulho – “vou continuar a ser” –, Vagner Lara tornou-se peregrino após ler o livro “O diário de um mago”, de Paulo Coelho.

Corria o ano de 2004 e Vavá morava na Europa. Aos 28 anos, ele admitia estar “meio perdido” e sem saber o que fazer. Como fez Paulo Coelho, trilhar o Caminho de Santiago de Compostela lhe pareceu uma maneira de mudar os rumos da vida.

“Estava meio sem rumo e fui sem ter noção de nada, mas vivi 32 dias incríveis”, conta ele, que saiu do pequeno vilarejo de Saint-Jean-Pied-Port com uma mochila nas costas para andar mais de 800 quilômetros e viver uma “experiência arrebatadora”, que o trouxe de volta ao Brasil.

“Vivia de outra forma, desprendido de tudo e meio perdido. Durante o caminho [de Compostela] decidi voltar para Brasil. Já fui criando um novo mundo para mim.”

MUDANÇA DE VIDA.

Segundo ele, as coisas começaram a acontecer de outra maneira, como o negócio de bufê infantil que ele tinha e que cresceu 300% em um ano. Hoje Vavá também tem uma produtora audiovisual. “Isso tem a ver com essa energia da peregrinação”.

Nascia assim o Vavá Peregrino, que vai celebrar 20 anos de caminhadas com a 11ª Peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, entre 24 e 30 de março, na Páscoa.

Ele vai sair de São Paulo, onde mora, e cruzar a Via Dutra para entrar na maior basílica mariana do mundo, que ocupa um lugar especial no coração do peregrino.

APARECIDA.

“Vou pela Dutra. É onde sinto a minha peregrinação. Eu chego lá em Aparecida e me sinto abençoado. Primeiro que é realizar aquilo que se propôs a fazer, de missão concluída. Outra é de estar no Santuário, que é um lugar inacreditável de energia, quero estar nesse lugar, busco essa energia que tem ali, acho incrível e por isso que vou até lá.”

A peregrinação a Aparecida vai ser especial por vários motivos, um deles é por ser a 11ª caminhada para a cidade. Vavá é apaixonado pelo número 11 e por datas especiais.

Ele pretende transmitir toda a peregrinação por meio de vídeos e lives no Instagram e contratou uma equipe de 15 pessoas para produzir um documentário dos seus 20 anos de peregrinação. Também vai lançar um livro e depois uma exposição, que depois percorrerá o Brasil com palestras.

Para custear o projeto, o ex BBB decidiu fazer uma rifa virtual de duas festas do seu Buffet Super Peralta, no valor de R$ 5 mil cada. Uma será para o ganhador e a outra para uma ONG ou instituição infantil que o sorteado poderá escolher.

“As minhas peregrinações e caminhadas são sempre em agradecimento a tudo o que acontece na minha vida. Para custear o documentário resolvi fazer a rifa e fiquei pensando em uma forma de fazer uma ação social através do projeto. Foi aí que veio a ideia de sortear duas festas, uma para o ganhador e outra para uma ONG”, diz Vavá.

ROTEIROS.

Além de Compostela e Aparecida, Vavá já peregrinou em Jerusalém e em diversos outros roteiros, santos ou não. “Estou completando 20 anos desde a primeira e chegando a 6.000 km de peregrinação”.

“Fiz um monte de outras peregrinações. Elas são como a vida, com presentes e surpresas negativas. A vida é esse balanço. Nem todo dia chove e nem todo dia tem sol. Achei o equilíbrio”, contou ele, que fez uma das peregrinações a Aparecida após perder a mãe, o irmão mais velho e um amigo próximo.

“Ser peregrino é viver intensamente cada dia, viver seu sonhos, suas vontades. É ser livre e ter o direito de viver sem se preocupar com nada”, afirma Vavá, que pretende ir para o Egito ainda em 2024.

Viver, como aprendeu o ex-BBB, é estar sempre na caminhada.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.