PARTIDO

PSDB nega alegação de Blanco e diz que eleição interna em 2023 respeitou quórum mínimo

Blanco alega que quórum mínimo para votação seria de 268 pessoas, mas partido diz que estatuto estabelece que seriam 125; número de filiados que participaram foi de 163

Por Julio Codazzi | 28/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Arquivo/PSDB

Candidato do PSDB à Prefeitura em 2012, Blanco foi expulso do partido no fim de 2023
Candidato do PSDB à Prefeitura em 2012, Blanco foi expulso do partido no fim de 2023

Em manifestação à Justiça, o PSDB de São José dos Campos negou a afirmação de Alexandre Blanco de que a eleição para o diretório municipal da legenda, realizada em setembro do ano passado, não teria respeitado o quórum mínimo de votação.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Blanco afirma que o quórum mínimo para a votação seria de 268 pessoas, mas que apenas 160 filiados teriam participado. Já o PSDB alegou que o quórum mínimo, segundo o estatuto tucano, seria de 125 filiados - e que o número de votantes teria chegado a 163.

A manifestação foi feita em uma ação em que a Justiça havia aceitado pedido de Blanco e determinado que o PSDB disponibilizasse os documentos referentes à eleição do diretório municipal do partido. Como essa decisão já foi cumprida, o processo deve ser extinto.

REPERCUSSÃO.
Procurado pela reportagem, Blanco afirmou que ainda irá analisar toda a documentação apresentada pelo PSDB. "Estou analisando todos os documentos, mas já verifiquei que tem irregularidades, inclusive esta questão do quórum. Vou estudar a fórmula que eles usaram porque é diferente do que eu tinha visto no estatuto".

Blanco disse também que deve protocolar nos próximos dias uma nova ação, dessa vez para pedir a anulação da eleição do diretório municipal do PSDB. "Há aproximadamente 10 nulidades e irregularidades. Só é preciso que o juiz acolha uma para anular a convenção e todos os atos a atual executiva eleita de forma irregular, e determine nova realização de convenção".

Blanco afirmou ainda que a ação solicitará também que seja anulada a expulsão dele e de aliados do partido, ocorrida no fim do ano passado, sob a justificativa de que o grupo não teria participado de convenções da legenda. "Entre os atos que serão anulados estão a própria expulsão minha e dos 80 membros da minha chapa, que também foi irregular".

DISPUTA.
Blanco já ajuizou, desde o fim do ano passado, três ações contra o PSDB. A primeira pedia que o partido recebesse o registro de sua candidatura - isso foi atendido, mas a chapa acabou barrada pela executiva por supostas irregularidades, como a presença de pessoas não filiadas. A segunda solicitava que a eleição fosse suspensa, mas a Justiça negou. E a terceira pedia que a legenda disponibilizasse os documentos da convenção, o que foi aceito.

A disputa contrapõe dois grupos que têm objetivos distintos para a eleição municipal de 2024: a atual executiva, que defende que o PSDB faça oposição ao governo Anderson Farias (PSD) e lance candidato a prefeito esse ano; e o grupo de Blanco, que faz oposição à comissão executiva dentro da legenda, e que defende que o PSDB apoie a reeleição de Anderson - até a eleição de 2020, o então prefeito Felicio Ramuth e o atual prefeito também eram filiados ao PSDB, mas eles mudaram de partido em abril de 2022.

Blanco foi o candidato do PSDB à Prefeitura de São José em 2012 - acabou derrotado por Carlinhos Almeida (PT) ainda no primeiro turno. Desde o fim de 2022, atua como assessor de projetos especiais do governo Anderson. Ele é filho de Juana Blanco, que morreu em 2013, e enteado de Emanuel Fernandes, que foi prefeito de São José de 1997 a 2004, pelo PSDB.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.