CINEMA

Saudosa Maloca: um filme paulistano com participação joseense

Afinal de contas, a cantora Leilah Moreno, de São José dos Campos, interpreta ‘Iracema’, uma das personagens inesquecíveis da música do grande sambista

Por Marcos Eduardo Carvalho | 17/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Saudosa Maloca, uma das grandes músicas do sambista Adoniran Barbosa, agora virou filme. E vai estrear no dia 22 de fevereiro, nos cinemas brasileiros, prometendo muito sucesso. No entanto, esse longa-metragem também vai ter um pedacinho da RMVale.

Afinal de contas, a cantora Leilah Moreno, de São José dos Campos, interpreta ‘Iracema’, uma das personagens inesquecíveis da música do grande sambista. O filme, com 1h28min de duração, ainda tem o cantor Paulo Miklos, do Titãs, interpretando o personagem principal.

Outros nomes, como Gero Camilo (interpretando Mato Grosso) e Gustavo Machado (interpretando Joca), também estão no elenco do filme que tem a direção de Pedro Serrano, com roteiros de Rubens Marinelli, Guilherme Quintella.

RESUMO.

Em um bar aconchegante, envolto pelo aroma de café e nostalgia, o tempo se dobra enquanto o velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) tece histórias para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom com o coração ávido por conhecer a São Paulo de outrora.

As palavras de Adoniran são como melodias, carregadas da cadência e da poesia do samba. Ele pinta com vívidas cores um passado vibrante, onde a maloca era um refúgio de amizade e alegria, e o Bixiga, tradicional bairro paulistano, pulsava ao ritmo de personagens inesquecíveis como Joca, Mato Grosso e a musa inspiradora Iracema, interpretada pela joseense Leilah Moreno.

Ao som de sambas que marcaram época, como "Saudosa Maloca" e "Trem das Onze", é possível acompanhar as aventuras e desventuras desses amigos inseparáveis. Juntos, eles enfrentam as dificuldades da vida com humor e resiliência, encontrando na música e na união a força para superar os desafios.

Mas a sombra do progresso paira sobre a metrópole. O Bixiga, outrora um reduto de boemia e tradição, se transforma em um canteiro de obras, cedendo lugar aos arranha-céus e ao ritmo frenético da vida moderna. Diante da ameaça de perderem suas raízes, Adoniran e seus amigos se unem em uma última resistência, buscando preservar a memória de um tempo e um lugar que se esvai.

"Saudosa Maloca" é mais do que um filme. É uma viagem no tempo, um resgate da memória afetiva e um canto à beleza da simplicidade. É uma ode à amizade, à música e à resistência da cultura popular diante dos avanços implacáveis da modernidade.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.