CINEMA

Pobres criaturas: 11 indicações para o Oscar

Esse filme, do diretor Yorgos Lanthimos, é irlandês, mas produzido em parceria com os Estados Unidos e o Reino Unido

Por Marcos Eduardo Carvalho | 03/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

O filme Pobre Criaturas (Poor Things, em inglês), é o segundo filme com maior indicações ao Oscar 2024: 11 ao tudo, atrás apenas de Oppenheimer, que tem 13 indicações de estatuetas para a grande festa do cinema no dia 10 de março, nos Estados Unidos.

Esse filme, do diretor Yorgos Lanthimos, é irlandês, mas produzido em parceria com os Estados Unidos e o Reino Unido. Inclusive, lançou nos cinemas brasileiros no último dia 1º de fevereiro.

Primeiramente, é importante ressaltar que esse filme, além de tudo, debate a essência e o sentimento do ser humano. E tem a atriz Emma Stone, uma velha parceria do diretor, como uma das protagonistas desta história.

Além disso, Pobres Criaturas chama muito a atenção do público por conta dos figurinos muito bem trabalhados. Até por conta disso, está concorrendo em tantas categorias do Oscar, devido a essa grande qualidade técnica existente.

Agora, o que também se destaca nesse longa-metragem é o desempenho de Emma ao interpretar a protagonista Bella. Neste papel, coloca todo o sentimentalismo na personagem, que realmente parece envolver os expectadores.

Muitos até traçam uma comparação entre o filme Pobres Criaturas e o clássico Frankenstein. Tanto é que a personagem principal é tida como, de fato, uma ‘versão feminina’ do famoso personagem de ficção.

RESUMO.

Basicamente, a protagonista jovem, Bella Baxter, interpretada por Emma Stone, experimenta um renascimento pelas mãos do cientista e guardião, Dr. Godwin Baxter, vivido por Willem Dafoe. Inicialmente inocente, Bella está ávida por explorar o mundo ao seu redor, mesmo sob a proteção de Baxter.

Desejando ampliar seus horizontes, ela foge com Duncan Wedderburn, um advogado perspicaz e sarcástico, embarcando em uma jornada por diversos continentes. Desimpedida pelos preconceitos de sua época, Bella clama por igualdade e libertação.

A produção deste filme começou ainda no segundo semestre de 2021, na Hungria, país do leste europeu. Depois de quase três anos, ficou pronto e já ganhou até prêmio no final do ano passado.

Por conta disso tudo e devido às críticas positivas que vem recebendo, ‘Pobres Criaturas’ grandes possibilidades também de fazer muito sucesso dentro do cinema brasileiro. Ao menos nos Estados Unidos, a aceitação do público para este longa-metragem foi muito grande. E isso já é um indício de que a obra poderá, de fato, entrar para a história.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.