ELEIÇÕES

Polarização e fake news: os desafios das eleições 2024

A polarização entre os campos da Direita e Esquerda deve ser um dos principais vetores da disputa, com reflexos na escolha dos candidatos e nas propostas apresentadas.

Por Da Redação | 06/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

A polarização política no Brasil segue em alta e deverá ser a tônica nas eleições municipais de 2024, quando se vai escolher prefeitos e vereadores de todas as cidades do país. As eleições municipais deste ano, que serão realizadas em outubro, servirão como um termômetro para o clima político visando as eleições presidenciais de 2026.

Embora as eleições municipais sejam focadas em temas locais, como saúde, educação e transporte público, é esperado que pautas nacionais e de costume também ganhem destaque. A polarização entre os campos da Direita e Esquerda deve ser um dos principais vetores da disputa, com reflexos na escolha dos candidatos e nas propostas apresentadas. E será um balão de ensaio para os seguidores do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já visando o pleito majoritário de 2026.

DESAFIOS PARA O TSE.

O combate às fake news é um dos principais desafios para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nas eleições de 2024. A proliferação de notícias falsas e desinformação nas redes sociais e aplicativos de mensagens pode afetar a qualidade do debate político e a escolha dos eleitores.

O uso da IA (Inteligência Artificial) principalmente para a criação de deepfakes, vídeos manipulados que podem ser usados para espalhar mentiras e prejudicar a imagem de candidatos, é uma preocupação crescente. O TSE tem buscado soluções para combater o problema, mas a tarefa é complexa e exige uma atuação conjunta de diferentes órgãos e entidades. Uma mostra disso já aconteceu nas eleições de 2022 e podem se agravar agora.

A sociedade civil também tem um papel importante no combate às fake news. Desse modo, também é importante que os cidadãos estejam atentos às informações que recebem e compartilhem apenas notícias de fontes confiáveis. E isso vem sendo uma orientação do TSE e de especialistas no assunto, evitando problemas futuros.

As eleições de 2024 serão um grande teste para a democracia brasileira. A polarização política e o uso de fake news podem colocar em risco a lisura do processo eleitoral. É fundamental que todos os envolvidos se esforcem para garantir eleições livres, justas e transparentes.

O futuro da democracia brasileira está em jogo nas eleições de 2024. É importante que os cidadãos estejam conscientes de seu papel e participem ativamente do processo eleitoral, até porque o voto é obrigatório.

CIDADES GRANDES EM FOCO.

Nas eleições municipais, os resultados nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, podem ser termômetros para as eleições de 2026.

Uma vitória de um determinado grupo político pode ser um alento para um lado e um sinal de alerta para outro lado. Nos últimos anos, têm sido assim. Inclusive, na região, a expectativa é muito grande para as eleições.

Temas como aborto, vacinação, liberação do consumo de drogas, porte de armas, entre outros, são assuntos que vêm sendo alvo de debates e discussões acaloradas na sociedade.

Já foi assim nas eleições presidenciais de 2022 e deverá continuar em 2024 no âmbito municipal, embora muitos desses assuntos sejam de competência nacional e não regional.

Além disso, nomes de peso podem surgir nas eleições de 2024, em nível municipal, e se projetarem já visando 2026, em uma eventual disputa para governador ou presidente da República.

MOVIMENTAÇÃO.

Ainda no primeiro semestre de 2024, será o momento dos partidos e pré-candidatos se alinharem, buscar parcerias e apoios políticos, costurando a participação no pleito.

Assim, enquanto os nomes não são oficializados, o trabalho de bastidor deverá ser forte no começo do ano. Mas, gradualmente, os nomes vão surgindo e as eleições municipais vão ganhando mais forma até o dia da votação do primeiro turno, no dia 6 de outubro.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.