SEM EMPREGO

Vale tem 44% da população economicamente ativa fora do mercado formal de trabalho

RM Campinas conta com 737,8 mil pessoas na informalidade ou desempregadas

Por Xandu Alves | 26/12/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Divulgação / Claudio Vieira / PMSJC

Emprego formal
Emprego formal

Quatro em cada 10 pessoas da população economicamente ativa do Vale do Paraíba estão na informalidade ou sem emprego.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

É o que revela levantamento de OVALE com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), da Receita Federal e do IBGE.

O cruzamento desses dados mostra que 44% da população economicamente ativa da região estão fora das categorias de trabalho formalizado.

Ou seja, eles não têm emprego formal (com a carteira assinada), nem são MEI (Microempreendedor Individual) ou funcionários públicos da administração direta e indireta.

Considerando a população de 1,74 milhão no Vale em idade economicamente ativa, de 15 a 65 anos, segundo o IBGE, a região tem um contingente de 767,5 mil pessoas que estão fora do trabalho formal. O total de ocupados formais é de 977,6 mil (56%).

Tal parcela de informais ou desempregados não faz parte dos 583,9 mil que têm emprego com a carteira assinada no Vale, nem dos 243,8 mil que se declaram MEI ou dos 149,8 mil funcionários públicos diretos e indiretos, nessa categoria incluindo os estatutários, celetistas, comissionados e estagiários.

CAMPINAS

A região de Campinas conta com um total de 737,8 mil pessoas na informalidade ou desempregadas. Elas representam 33% de 2,25 milhões da população economicamente ativa da região.

Ou seja, a RM Campinas conta com 1,51 milhão de pessoas ocupadas formalmente, seja na iniciativa privada, como MEI e funcionário público. A cidade de Campinas tem um percentual ainda mais baixo de informais: 28%, com 577,2 mil ocupados.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jeferson
    26/12/2023
    Os números sinalizam, entre outras coisas, os efeitos da desindustrialização no Vale do Paraíba e que o governo estadual deveria dar mais atenção para a RM Vale, seja em melhorias de infraestrutura e qualificação de mão de obra, seja na divulgação da região para atração de investimentos.