REMOÇÃO

Decisão judicial determina remoção imediata dos moradores do Banhado, em São José

Decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça e autoriza inclusive que as autoridades utilizem a força, se necessário

Por Jesse Nascimento | 17/12/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Divulgação / PMSJC

Desocupação da área é uma das prioridades da atual administração jossense
Desocupação da área é uma das prioridades da atual administração jossense

A Justiça determinou neste sábado (16) a remoção imediata dos moradores do Banhado, no centro de São José dos Campos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça e autoriza inclusive que as autoridades utlizem a força, se necessário.


Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l


A decisão cita que o poder público se compromete em realocar as famílias do núcleo congelado Nova Esperança. “Diante do compromisso do poder público local em realocar as famílias que ali residem (obrigação cujo cumprimento aqui fica reiterado e determinado), concedo a tutela de urgência recursal para restabelecer a ordem de remoção imediata dos moradores”, diz trecho da decisão.

A decisão ainda fala em risco de danos em área de grande relevância ambiental, caso as famílias permaneçam no local. A desocupação da área é uma das prioridades da atual administração jossense, que aprovou recentemente na Câmara Municipal até R$ 110 mil para as famílias que quisessem deixar o local.

Em primeira instância, a Justiça havia determinado a regularização dos imóveis no local e as famílias cujos imóveis não pudessem ser regularizados, deveriam ser realocadas na área do bairro passível de regularização.

No recurso apresentado pelo município ao Tribunal de Justiça, a prefeitura diz que o local é de proteção ambiental pela legislação municipal e estadual, o que impede a regularização do loteamento.

A Defensoria Pública ainda não se manifestou a respeito da decisão do Tribunal de Justiça, mas deve recorrer a instâncias superiores para garantir a permanência dos moradores no Banhado.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Ivo
    18/12/2023
    O que seriam as construções na beira da via Anchieta, Banhado? Qual a diferença entre Banhado e fazenda Serimbura? No meu ponto de vista, ocorre uma invasão de terras por décadas (o público e o privado são proprietários do Banhado) e as pessoas precisam sair assim como os moradores do bairro Pinheirinho dos Palmares que saíram de um terreno particular.
  • Antônio Carlos Alves
    17/12/2023
    Essa situação já virou novela já que a prefeitura quer a retirada destas família tem que dar um local digno pra eles se recolocarem