DATA

Câmara aprova projeto de Saud que muda feriado de aniversário de Taubaté para fevereiro

Texto transfere feriado de aniversário do município, que era em 5 de dezembro, para 5 de fevereiro; pesquisadores e historiadores apontam que proposta não tem embasamento

Por Julio Codazzi | 12/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Taubaté

Divulgação/CMT

Vista aérea de Taubaté
Vista aérea de Taubaté

A Câmara de Taubaté aprovou nessa terça-feira (12) o projeto do prefeito José Saud (MDB) que visa transferir para o dia 5 de fevereiro o feriado de aniversário da cidade.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O texto conclui uma mudança iniciada no fim do ano passado, quando o prefeito sancionou uma lei de sua própria autoria que extinguiu o feriado municipal de 5 de dezembro, aniversário da cidade. A medida passou a valer esse ano.

Nesse segundo projeto, que passa o feriado que era no dia 5 de dezembro para o dia 5 de fevereiro, Saud alega que é necessária "a correção da data de aniversário de Taubaté" para "reparar um equívoco histórico".

EMENDA.
Antes de analisar o projeto, os vereadores apreciaram uma emenda do parlamentar Serginho (PP) que previa que o feriado de aniversário voltasse ao dia 5 de dezembro.

Além de Serginho, outros quatro vereadores votaram a favor da emenda: Coletor Tigrão (Cidadania), Diego Fonseca (PSDB), Elisa Representa Taubaté (Cidadania) e Talita Cadeirante (PSB).

Outros 12 parlamentares votaram contra a emenda: Boanerge dos Santos (PTB), Bobi (PSDB), Dentinho (União), Douglas Carbonne (Republicanos), Edson Oliveira (PSD), Jessé Silva (PL), Marcelo Macedo (MDB), Neneca (PDT), Nunes Coelho (Republicanos), Paulo Miranda (MDB), Richardson da Padaria (União) e Vivi da Rádio (Republicanos). Moises Pirulito (PL) estava na sessão, mas não votou. O presidente da Câmara, Alberto Barreto (PRTB), votaria apenas em caso de empate.

PROJETO.
Já o projeto recebeu apenas dois votos contrários: de Serginho e Diego Fonseca.

Outros quinze vereadores votaram a favor da proposta: Boanerge dos Santos, Bobi, Coletor Tigrão, Dentinho, Douglas Carbonne, Edson Oliveira, Elisa Representa Taubaté, Jessé Silva, Marcelo Macedo, Neneca, Nunes Coelho, Paulo Miranda, Richardson da Padaria e Vivi da Rádio.

Novamente, Moises Pirulito estava na sessão, mas não votou. O presidente da Câmara votaria apenas em caso de empate.

DISCUSSÃO.
Mesmo tendo votado a favor do projeto, Elisa Representa Taubaté criticou a mudança no feriado. "É uma aberração histórica".

Já o presidente da Câmara alegou que a mudança no feriado havia sido combinada com grupos de empresários da cidade.

"Não temos mudança histórica nenhuma", afirmou Alberto Barreto. "Só vai mudar a data em que é feriado, mas a história continua", completou.

DATAS.
O dia 5 de dezembro marca a elevação de Taubaté a vila, que ocorreu em 1645. Já o dia 5 de fevereiro marca a elevação de Taubaté a cidade, o que foi oficializado em 1842 – essa segunda data, na visão do governo Saud, seria a da fundação de Taubaté.

Nesse segundo projeto, Saud alega que a nova proposta foi feita "resgatando estudos de vários historiadores", mas cita apenas um deles, a taubateana Maria Morgado de Abreu, que morreu em 2008 - a filha dela, no entanto, diz que as citações à mãe foram "distorcidas" no texto enviado à Câmara.

Pesquisadores e historiadores ouvidos pela reportagem criticaram a proposta do governo Saud. Para eles, a data que deve ser considerada a de fundação de Taubaté é o dia 5 de dezembro.

COMÉRCIO.
A lei que havia criado o feriado de 5 de dezembro era de 2011. A revogação da norma era uma demanda antiga da Acit (Associação Comercial e Industrial de Taubaté), entidade que foi presidida por Saud de 2016 a 2020. Os empresários alegavam que, com o feriado em dezembro, as vendas de Natal eram prejudicadas.

Embora desde o fim de 2022 Saud defenda a mudança no feriado, a gestão emedebista não promoveu nenhuma programação especial no dia 5 de fevereiro de 2023 e também não houve nenhuma menção à data no site e nas redes sociais da Prefeitura.

E, apesar do fim do feriado, a Prefeitura promoveu uma série de shows e eventos para comemorar o aniversário de Taubaté no dia 5 de dezembro desse ano.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Maurício Giovani Vargas
    17/12/2023
    Essa Essa Elise representante é um lixo,se o projeto é ruim, porque votou,esses vereadores são todos corruptos, infelizmente o pessoal de Taubaté vota nessas porcarias,O Saad está morto, junior vai voltar,
  • Paulo Alves da Silva
    14/12/2023
    Bando de vagabundo, prefeito e vereadores lixo