MONTADORA

Chery quer montar dois carros em Jacareí em 2025 e usar fábrica como hub para exportação

Fábrica de Jacareí da Caoa Chery parou a produção em 2022, com a expectativa de retomá-la a partir de 2025

Por Jesse Nascimento | 27/11/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Especial para OVALE

Divulgação

Jaecoo 7 é um SUV compacto crossover premium produzido pela Chery
Jaecoo 7 é um SUV compacto crossover premium produzido pela Chery

A Chery quer usar a fábrica de Jacareí para ser hub para atender a América Latina, mas depende de acordo com a Caoa, que é dona de 50% da operação brasileira da marca chinesa.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A ideia é produzir em Jacareí dois modelos a partir de 2025: Omoda e a Jaecoo. As informações são do site especializado em automóveis Motor1.

A fábrica de Jacareí da Caoa Chery parou a produção em 2022, com a expectativa de retomá-la a partir de 2025 para a produção de carros elétricos.

De acordo com a publicação, em 2024 serão abertas 40 concessionárias em todo o Brasil com o lançamento dos dois modelos.

A partir de 2025 começa a produção nacional e o objetivo é usar a planta de Jacareí para a montagem dos veículos. Para tanto, há uma negociação em andamento entre a Chery e a Caoa,

“Queremos produzir no Brasil, em Jacareí, queremos investir na fábrica”, disse Shawn Xu, vice-presidente da Chery International e CEO da Omoda/Jaecoo, após ser questionado sobre os planos de fabricação da Omoda e Jaecoo no país.

“Mas há uma disputa com a Caoa que nos impede. Se necessário, faremos outra fábrica no Brasil, porém ainda vamos tentar usar Jacareí”, disse ele ao Motor1.

Jacareí tem peso dentro da montadora chinesa, porque foi a primeira fábrica da empresa fora da China e Shawn Xu foi diretor do complexo entre 2019 e 2022. Caso não haja acordo com a Caoa, a Chery não descarta construir uma nova fábrica e vai mirar o Nordeste, onde há incentivos fiscais.

O objetivo, a partir de Jacareí, é exportar para toda a América Latina e suprir o mercado argentino e chileno, que recebem os modelos importados da China.

JAECOO

O Jaecoo 7, um SUV compacto crossover premium produzido pela Chery, está previsto para chegar ao Brasil em 2024, gerando grande expectativa no mercado automobilístico.

A marca Jaecoo é conhecida por focar em SUVs premium e pretende estabelecer uma presença forte no Brasil com a introdução deste modelo.

O Jaecoo 7 é equipado com um motor 1.6 litros turboalimentado, oferecendo uma experiência de direção impressionante. Ele também apresenta uma versão híbrida plug-in com um motor 1.5 litros turbo, que proporciona uma autonomia elétrica de mais de 100 km. Além disso, o modelo oferece a opção de tração integral para melhor desempenho e segurança em diversas condições de estrada e climáticas????.

O interior do Jaecoo 7 é descrito como tecnológico e sofisticado, com um design minimalista e uma tela sensível ao toque de 14.8 polegadas. O carro também inclui um sistema de head-up display para melhorar a segurança e a atenção do motorista. Em termos de tecnologia, o veículo destaca-se pelo seu sistema de infotainment avançado e recursos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo e assistência de manutenção de faixa??.

Embora o preço oficial do Jaecoo 7 ainda não tenha sido anunciado, as projeções indicam que seu valor deverá situar-se acima de 230 mil reais, variando de acordo com a configuração e opcionais escolhidos??.

OMODA

O Omoda 5, lançado pela Chery, representa a segunda família global da marca, sucedendo a família Tiggo de SUVs. Este SUV compacto, o primeiro da família Omoda, introduz uma nova identidade visual para a Chery.

No que diz respeito à motorização, o Omoda 5 está disponível em duas configurações: um motor 1.5 L turbo com 156 cv de potência e um motor 1.6 L turbo com 197 cv de potência. Cada um desses motores oferece três modos de condução, com o motor 1.6 apresentando um modo Super Sport. A suspensão McPerson está presente no eixo dianteiro, e cada versão do motor tem um tipo diferente de suspensão no eixo traseiro??.

O Omoda 5 se destaca também pelo seu interior avançado, que inclui uma tela curvada única integrando o painel de instrumentos e a central multimídia, com opções de 20,6" e 24,6". O ambiente interno pode ser personalizado com iluminação ambiente em 64 cores, som da Sony e painel solar. Além disso, o veículo oferece uma direção autônoma de nível 2, reforçando a segurança e a tecnologia avançada do carro??.

O modelo vem em sete variantes, com opções para ambos os motores e apresenta uma gama de 8 cores e 3 temas de acabamento interno. As dimensões e a capacidade do porta-malas variam de acordo com a versão escolhida, assim como o tamanho das rodas, que podem ser de 17" ou 18". Os preços do Omoda 5 na China variam de 92.900 a 128.900 Yuans, o que equivale a aproximadamente R$ 74.325 a 103.126??.

No Brasil, a chegada do Omoda 5 está prevista para 2024, como parte da entrada das marcas Omoda e Jaecoo no mercado de carros elétricos e híbridos. O Omoda 5, em particular, é um SUV compacto com motor "híbrido leve" 1.5 turbo a gasolina, prometendo uma potência de até 156 cv. Há também uma versão 100% elétrica do Omoda 5 disponível na China, adicionando expectativa ao seu lançamento no Brasil??.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.