PROGRAMAÇÃO

No primeiro ano sem feriado, Taubaté terá shows e eventos para ‘aniversário da cidade’

Em 2022, Saud extinguiu feriado de 5 de dezembro e defendeu que aniversário da cidade deveria ser comemorado em 5 de fevereiro, o que foi criticado por historiadores

Por Sessão Extra | 23/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Divulgação/PMT

Vista aérea de Taubaté
Vista aérea de Taubaté

Aniversário?
No primeiro ano sem o feriado para a data, a Prefeitura de Taubaté irá promover uma "programação oficial do aniversário da cidade", com shows e eventos em dois fins de semanas - nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro, no Parque do Sedes.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Agenda
No dia 2, haverá shows de Jorge Aragão e Renato Teixeira. No dia 3, se apresentam Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté, Luana Camarah e banda Turnê, com um tributo a Rita Lee, e padre Rodrigo Natal e Canthares. No dia 9, serão realizados shows após a Marcha Para Jesus. E no dia 10, será a vez da apresentação do maestro João Carlos Martins e da Bachiana Filarmônica do Sesi de São Paulo.

Sem feriado
No fim do ano passado, o prefeito José Saud (MDB) sancionou o projeto de sua própria autoria que extinguiu o feriado municipal de 5 de dezembro, aniversário da cidade. A medida passa a valer esse ano. Com isso, a data, que cairá numa terça-feira, não será feriado municipal.

'Equívoco histórico'
Em outro projeto que tramita na Câmara, sob a alegação de “reparar um equívoco histórico", Saud propõe "a correção da data de aniversário de Taubaté", passando o feriado que era no dia 5 de dezembro para o dia 5 de fevereiro. Em 2023, no entanto, a gestão emedebista não promoveu nenhuma programação especial no 5 de fevereiro e também não houve nenhuma menção à data no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Datas
O dia 5 de dezembro marca a elevação de Taubaté a vila, que ocorreu em 1645. Já o dia 5 de fevereiro marca a elevação de Taubaté a cidade, o que foi oficializado em 1842 – essa segunda data, na visão do governo Saud, seria a da fundação de Taubaté.

Críticas
No projeto em que defende a mudança do feriado para 5 de fevereiro, Saud alega que a proposta foi feita "resgatando estudos de vários historiadores", mas cita apenas um deles, a taubateana Maria Morgado de Abreu, que morreu em 2008 - a filha dela, no entanto, diz que as citações à mãe foram "distorcidas" no texto enviado à Câmara. O projeto é criticado por pesquisadores e historiadores, que sustentam que a data que deve ser considerada a de fundação de Taubaté é o dia 5 de dezembro.

Comércio
A lei que havia criado o feriado de 5 de dezembro era de 2011. A revogação da norma era uma demanda antiga da Acit (Associação Comercial e Industrial de Taubaté), entidade que foi presidida por Saud de 2016 a 2020. Os empresários alegavam que, com o feriado em dezembro, as vendas de Natal eram prejudicadas.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.