APÓS 17 ANOS

Réplica da casa ‘A Encantada’ de Santos Dumont será inaugurada amanhã em São José

Casa começou a ser construída em 2006, mas obras ficaram paradas durante 11 anos

Por Lara Salles | 21/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação

Inauguração será às 14 horas no Parque Santos Dumont
Inauguração será às 14 horas no Parque Santos Dumont

A réplica da casa “A Encantada” de Santos Dumont, será inaugurada nesta quarta-feira (22), às 14 horas, em São José dos Campos. A obra da casa, que fica dentro do Parque Santos Dumont, começou a ser realizada em 2006 e agora será a nova atração da cidade.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O chalé, tipo alpino de 46 m², onde morava Dumont e que foi construído em cima de uma pedra na Rua do Encanto, em Petrópolis, foi a inspiração para o projeto. Conta a história que a construção da residência em 1918, foi parte de uma aposta, um desafio, que Santos Dumont teve com alguns de seus amigos sentado em frente a um terreno, onde existia um hotel e hoje é uma faculdade.

Em São José dos Campos, os responsáveis pelo planejamento e a execução da obra de 2006 até 2012, foram os integrantes da ABCAer (Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial). Após 11 anos da obra parada, a prefeitura tomou a frente para terminar os últimos ajustes e inaugurar o local.

HISTÓRIA 

O ex-presidente da ABCAer e o coordenador da obra entre 2006 e 2012, Cristovão Cursino, contou sobre a importância da construção para cidade e os desafios que foram enfrentados naquela época

“Em 2006 construímos em parceria com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e com o patrocínio da Petrobras a escultura em aço inox do Avião 14 BIS, que está no Parque Santos Dumont. Com a sobra de parte dessa verba demos início a construção da réplica da casa ‘A Encantada’. A ABCAer era uma entidade não governamental, que foi criada para resgatar, preservar e disseminar a cultura aeroespacial, mais notadamente em São José, e esse era o nosso objetivo com a obra”, contou.

 Apesar de grande parte da casa ter sido concluída, faltou verba para a pintura e toda parte de decoração, incluindo os móveis. “O que acontece é que na época que começamos a fazer a obra tínhamos um acordo com o vice-prefeito de que, caso faltasse dinheiro para acabar, a prefeitura iria ajudar, porém, ele acabou falecendo e as negociações com o Poder Público ficaram difíceis”, comentou o ex-presidente da ABCAer.

Sem verba e com a obra inacabada, o espaço ficou abandonado por 11 anos. Um trabalho de décadas que estava sendo pichado por vândalos. “Após ter feito toda a estrutura, nós paramos a obra e entregamos oficialmente para prefeitura. Na época, o acabamento estava orçado em R$ 430 mil, conforme planilhas da própria prefeitura. Foi final de governo e nos outros também não tivemos o apoio desejado. Apenas neste governo, a prefeitura decidiu terminar a obra, nós não tivemos interferência. Eles tiveram a sensibilidade de terminá-la e a importância disso para cidade é enorme”, disse Cristovão.

Pintada e decorada, a réplica da casa de Santos Dumont está prestes a ser entregue e para aqueles engenheiros, arquitetos e todos os envolvidos da ABCAer é uma felicidade que não cabe no peito. “Nós tivemos muitas dificuldades para fazer essa réplica, exigiu muito sacrifício e perseverança. Uma obra dessa hoje em dia poderia facilmente chegar a dois milhões sem contar a parte artística da casa. Na época gastamos mais de R$ 400 mil. Hoje nos sentimos reconfortados em ver que tudo que fizemos valeu a pena”, finalizou Cristóvão.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Paulo Roberto Leite
    23/11/2023
    Bem melhor que a CASA de Boneca.
  • davi silva da matos
    23/11/2023
    Nós somos alunos da escola EMEFI Possidônio Salles. Gostamos de ler a notícia da inauguração da casa Encantada no parque Santos Dumont. Queremos visitá-la nas férias para ver as invenções dele.