DEDICAÇÃO

Abandonada pelo marido, enfermeira que atendeu usuários da Cracolância é tema de livro

Ex-empregada doméstica, Eliana Cristina dos Santos se especializou em Saúde Mental e Dependência Química para atender pessoas em estado de vulnerabilidade social

Por Da redação | 24/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Eliana Cristina dos Santos em atendimento na Cracolândia, na capital
Eliana Cristina dos Santos em atendimento na Cracolândia, na capital

A enfermeira Eliana Cristina dos Santos é protagonista de uma história que mescla superação, coragem e solidariedade.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Depois de perder o emprego de doméstica na casa de uma família para qual prestou serviços durante 16 anos, ela se viu abandonada pelo marido, com um filho de quatro anos para cuidar e parcelas da casa própria a vencer.

De origem humilde e sozinha na capital paulista, Eliana enxergou no curso de Enfermagem uma esperança de dias melhores.

GRADUAÇÃO

Depois da sonhada graduação, ela ainda conseguiu se dedicar a especializações em Urgência e Emergência, Saúde Mental e Dependência Química.

Segundo ela, o que a motivou a estudar cada vez mais foi justamente o preconceito que encontrou ao longo do caminho.

“É muito recente isso de uma mulher negra chegar a um cargo de liderança como o de enfermeira”, disse Eliana.

Sem medo do que vinha pela frente, a profissional acabou sendo chamada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e alocada em uma vaga de atendimento a usuários na Cracolândia, no centro de São Paulo, onde atuou por cinco anos.

"No primeiro dia, quando desci da ambulância, fiquei impactada com aquele monte de gente no chão. Mas não foi uma sensação de medo, e sim de ver a quantidade de pessoas que precisavam de cuidados. Na pandemia, foi ainda mais difícil. As pessoas me diziam: 'pare de atender na rua. Você vai morrer’", lembrou a enfermeira.

ATENDIMENTO

Ao sair da Cracolândia, através do programa Consultório na Rua, Eliana continuou prestando atendimento a usuários, ainda que fora da região central de São Paulo. Ela atendia debaixo de viadutos, em matas fechadas e às margens de rios.

“Estar em locais de difícil acesso me proporcionou experiência e contribuiu para que eu explorasse a potencialidade das relações solidárias e do cuidado humanizado”, afirmou Eliana.

Hoje, a enfermeira é mestranda da USP (Universidade de São Paulo) com um trabalho sobre mulheres imigrantes e vulnerabilidade. Também dá palestras e ministra seminários para pacientes e profissionais de saúde.

Eliana faz parte do livro "Retratos do Cuidar – Histórias da Enfermagem no Brasil", que acompanha a trajetória de profissionais da saúde em todo território nacional, além de trazer um panorama da história da enfermagem no país.

Realizado pela CEC Brasil em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem, "Retratos do Cuidar" mostra a realidade de enfermeiros seja em pequenas clínicas no interior do país ou em movimentados setores de emergência das grandes capitais.

Editado nos idiomas português e inglês, o livro já está disponível na versão digital e cópias da obra serão doadas para instituições de saúde.

A versão gratuita da publicação pode ser acessada CLICANDO AQUI.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.