EDITORIAL

Quem quer Justiça precisa de uma Associação forte

Por Apamagis | 18/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação/Apamagis

Eleição com votação recorde. Walter Barone (à esquerda), Thiago Massad e Laura de Mattos Almeida
Eleição com votação recorde. Walter Barone (à esquerda), Thiago Massad e Laura de Mattos Almeida

Com 1.678 votos, recorde em uma candidatura única, o juiz Thiago Massad foi eleito no sábado (11/11) novo presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). Com a vitória da chapa “Nossa Associação – Magistratura Forte”, a Apamagis chegou ao terceiro processo eleitoral consecutivo com vitória de uma chapa única.

Além de Thiago Massad, elegeram-se como 1º vice-presidente o desembargador Walter Barone, reeleito para o cargo, e como 2ª vice-presidente a juíza Laura de Mattos Almeida, diretora do Fórum João Mendes Jr. e do Departamento Social e de Eventos Extraordinários da Apamagis. Neste mesmo pleito, foram eleitos os 12 integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis.

Após o encerramento da apuração, Thiago Massad agradeceu a confiança dos associados. “Cada voto depositado na urna é uma manifestação de confiança e esperança. Confiança no trabalho desempenhado até agora. Esperança no sentido que a gente vai continuar lutando, indo atrás dos ideais que alicerçam a Magistratura”, destacou.

O presidente eleito também ressaltou a relevância do associativismo.  “A nossa chapa se chama ‘Nossa Associação - Magistratura Forte’. Não se faz associativismo sozinho, é necessário construir pontes e o exercício do diálogo constante. É preciso haver a reunião de forças, e faremos isso. O associativismo não é um processo que começou e termina em cada eleição. Por isso, que quero agradecer a todos que me antecederam”,afirmou Thiago Massad. “Quero agradecer também a minha família. Só conseguimos superar os obstáculos com o suporte dos familiares. Gostaria de falar para todos que não faltará esforço e suor na luta pelas bandeiras da nossa Magistratura. A nossa Magistratura vai ser reconhecida e respeitada cada vez mais. Estou muito honrado”, concluiu.

Atual 2º vice-presidente, Thiago Massad assumirá, em janeiro de 2024, o cargo de Vanessa Mateus, primeira juíza eleita da Associação e que ficou quatro anos na liderança da entidade.Assim que terminou a apuração dos votos, a presidente Vanessa Mateus comentou o fato de há três eleições não ter disputa de chapas. “Isso mostra um amadurecimento da Magistratura, um sentimento de união em torno dos objetivos comuns, que temos tentado estimular ao longo dos últimos anos”, frisou a atual presidente da Associação.

Para a desembargadora Márcia Regina Dalla Déa Barone, a mais votada para o Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal com 1.351 votos, o número expressivo de votos, apesar de ser chapa única, garante legitimidade para a atual gestão. “É importante porque faz uma interlocução entre o associado e a Associação. A Apamagis tem um papel importante por ser o braço político da Magistratura, e assim é encarado pela governança do nosso Tribunal”, disse a desembargadora.

Segundo a conselheira reeleita, não se pode afirmar que a importância da Magistratura está voltada a apenas aspectos internos. Ao contrário, a Magistratura é forte quando ela presta um bom serviço ao jurisdicionado: “O nosso papel de fazer Justiça precisa de ferramentas, de estrutura. Portanto, ao falarmos de fortalecimento da Magistratura não significa fortalecer os juízes apenas, mas, sim, a instituição da Magistratura que presta o serviço ao jurisdicionado. Quem quer Justiça precisa de uma Associação forte”, acrescentou Márcia Regina Dalla Déa Barone.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.