AVIAÇÃO

Embraer tem 44% de aumento nas entregas da Aviação Comercial em 2023

Entregas saltam 50% na Aviação Comercial e 22% na Executiva, no 3º trimestre de 2023

Por Da redação | 27/10/2023 | Tempo de leitura: 5 min
São José dos Campos

Divulgação / Embraer

Aviação Comercial entregou 50% a mais em aeromaves no terceiro trimestre de 2023
Aviação Comercial entregou 50% a mais em aeromaves no terceiro trimestre de 2023

A Embraer entregou 39 jatos da Aviação Comercial em 2023, de janeiro a setembro, um aumento de 44% para as 27 entregas do mesmo período do ano passado.

Apenas no terceiro trimestre de 2023, o setor registrou aumento de 50% no total de entregas neste ano contra o ano passado, aumentando de 10 para 15.

No geral, a fabricante teve uma alta de 30% nas entregas de jatos do terceiro trimestre de 2023, com 43 aeronaves contra 33 no mesmo período do ano passado.

Na Aviação Executiva, as entregas também cresceram: os 28 jatos entregues (19 leves e 9 médios) representam uma alta de 22% comparado com o terceiro trimestre de 2022.

A companhia acumula um total de 105 aeronaves entregues em 2023 (39 comerciais e 66 executivas), um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram entregues 79 jatos (27 comerciais e 52 executivos) até o terceiro trimestre.

Pelo segundo trimestre consecutivo, a Embraer apresentou crescimento de entregas de dois dígitos: no segundo trimestre deste ano, as entregas da companhia cresceram 47% em relação a igual período do ano passado.

A carteira de pedidos firmes da Embraer encerrou o período em US$ 17,8 bilhões, apresentando uma alta de US$ 500 milhões em relação ao segundo trimestre. Esse volume representa o maior nível do backlog em um ano.

O backlog da Aviação Comercial subiu de US$ 8 bilhões para US$ 8,6 bilhões em relação ao segundo trimestre de 2022, com vendas de 42 aeronaves até setembro.

DESTAQUES

A SkyWest assinou um pedido firme de 19 novos E175, para operação na malha da United Airlines. Os novos jatos serão integrados à frota já existente de 90 E175, já operados pela SkyWest para a companhia aérea.

As aeronaves de 70 assentos serão entregues em uma configuração de três classes. As entregas começarão no quarto trimestre de 2024. O negócio faz parte da carteira de pedidos firmes do terceiro trimestre de 2023.

Outro acordo no trimestre foi com a Luxair. A companhia aérea de Luxemburgo encomendou quatro E195-E2, incluindo duas opções de compra e três direitos de compra para jatos adicionais. O negócio também contempla direitos de conversão para o E190-E2, caso solicitado pela Luxair. A primeira entrega está programada para o quarto trimestre de 2025.

A Air Peace, a maior companhia aérea da África Ocidental, também anunciou um pedido firme no terceiro trimestre deste ano para cinco jatos Embraer E175. As entregas dos novos jatos de 88 assentos estão previstas para ocorrer a partir de 2024.

A Binter realizou mais um pedido firme para seis E195-E2. Após a conclusão das entregas, a companhia aérea das Ilhas Canárias terá uma frota de 16 jatos E2. O acordo foi anunciado em junho de 2023 e incluído no backlog do terceiro trimestre de 2023.

A American Airlines assinou um pedido firme com a Embraer para a compra de quatro novas aeronaves E175, que serão incluídas no backlog do quarto trimestre.

Os jatos serão operados pela subsidiária da empresa, a Envoy Air. Com entregas previstas para o quarto trimestre de 2024, a frota de E-Jets da companhia aérea crescerá para mais de 150 jatos até o fim do próximo ano.

AVIAÇÃO EXECUTIVA

Na Aviação Executiva, o backlog manteve-se estável em US$ 4,3 bilhões. Segundo a Embraer, a unidade de negócios segue em forte crescimento, com demanda em todo o seu portfólio e com alta aprovação tanto no retail quanto para frotas.

A Embraer apresentou o novo Phenom 100EX na NBAA. O lançamento oferece conforto de cabine incomparável, versatilidade operacional, recursos de aviônica aprimorados e centrados no piloto, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de voo.

Além disso, a companhia anunciou um novo recurso de autothrottle para os jatos Phenom 300E.

Em agosto, o Phenom 300 tornou-se o jato executivo mais voado nos Estados Unidos e a série Phenom ultrapassou 2 milhões de horas de voo.

A Embraer anunciou ainda, em outubro, que testou com sucesso o Phenom 300E e o Praetor 600 com combustível de aviação 100% sustentável (SAF 100%, na sigla em inglês). Os testes foram realizados nas instalações da Embraer em Melbourne (Flórida), com um motor operando com 100% de SAF. O SAF foi fornecido pela World Fuel. Os testes ofereceram informações significativas da performance dos sistemas com o combustível.

Outro destaque foi a alta do backlog da Embraer Serviços & Suporte, que alcançou a soma de US$ 2,8 bilhões no trimestre. Esse é o valor mais alto já registrado na unidade de negócios. A Embraer Serviços & Suporte está se consolidando como um driver de crescimento na companhia para os próximos anos.

DEFESA

Em Defesa e Segurança, a Força Aérea de Portugal (FAP) realizou a entrada em serviço do primeiro KC-390 no exterior. Esse também é o primeiro KC-390 a ser entregue na configuração da OTAN.

A Embraer ainda entregará outras quatro aeronaves para a FAP. Além desse importante marco, a Áustria e a República Tcheca anunciaram a seleção do C-390 Millennium como nova aeronave de transporte militar tático. Em 2022, a Holanda também já havia anunciado a seleção do C-390.

Os três países europeus se juntam a Brasil, Portugal e Hungria, que já adquiriram o C-390 Millenium, consolidando ainda mais a plataforma multimissão como solução preferencial nos países da OTAN. As negociações com Holanda, Áustria e República Tcheca ainda não foram incorporadas ao backlog da Embraer Defesa & Segurança, representando um potencial de alta significativa para os próximos trimestres.

O KC-390 tem atraído o interesse de muitos países em diferentes continentes e está sendo avaliado por diversos clientes em potencial, como a Índia e a Coreia do Sul.

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