OPINIÃO

Cidade Adentro - Gamificação, juventude e territorialidade

Por Anderson Machado Romeira e Gabriel Fagundes de Araújo | 28/10/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Educadores de Gamificação da Associação Celebreiros

A Associação Celebreiros oferece ao público adolescente e juvenil de periferias urbanas de São José dos Campos um projeto de educação que combina novas tecnologias, as Tis, como são chamadas, com o desenvolvimento do pensamento crítico. Este projeto - Game Cidade Adentro, visa integrar diversas disciplinas com tecnologia de informação por meio da gamificação.

O objetivo é incentivar os jovens a contribuírem com suas comunidades, promovendo seu protagonismo. O projeto, apoiado pela PWC e Grupo Card, por meio do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de SJC, tem como parceiros a AJAS – Associação Joseense de Assistência Social e a Obra Social Frei Dionísio.

O foco: crianças e adolescentes que vivem nas periferias urbanas da cidade, enfrentando desigualdades socioespaciais e educacionais. A Associação Celebreiros está trabalhando para expandir esse projeto para outras cidades do Vale do Paraíba. A instituição acredita que, além de promover políticas públicas de educação e assistência social para crianças e jovens, é fundamental usar as novas tecnologias para estimular a participação ativa na construção de cidades educadoras e sustentáveis. A associação enfatiza a importância da defesa da dignidade humana na formação desses jovens, visando o surgimento de futuras lideranças comprometidas com a paz, democracia e princípios comunitários. Acreditamos que o território, a educação, a cultura e a economia desempenham papéis cruciais na construção de um futuro melhor.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.