EMPREGO

Comércio e serviços devem contratar 5.200 temporários para o Natal; veja como obter vaga

Número de contratados no comércio é 7% maior do que em 2022; lojas de vestuário, tecidos, calçados e supermercados devem liderar a criação de vagas formais

Por Da redação | 18/10/2023 | Tempo de leitura: 4 min
São José dos Campos

Divulgação / Claudio Vieira / PMSJC

Calçadão da rua 7 de Setembro em São José dos Campos
Calçadão da rua 7 de Setembro em São José dos Campos

O comércio do Vale do Paraíba deve contratar cerca de 3.700 funcionários temporários para o período de Natal, de acordo com levantamento do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região).

Além do comércio, o setor de serviços da região também deve reforçar o quadro de funcionários com cerca de 1.500 vagas temporárias, totalizando 5.200 vagas temporárias para quem procura emprego na região.

Portanto, está aberta a temporada de seleção de currículos para aqueles que estão procurando um emprego com a carteira assinada.

VARIAÇÃO

O número de contratados no comércio é 7% maior do que em 2022 e as projeções só não são maiores porque o comércio da região já vem apresentando saldo positivo de empregos nos últimos cinco meses. O desempenho do mercado de trabalho está diretamente ligado às vendas.

Recentemente, o Sincovat divulgou um balanço do primeiro semestre que mostrou um crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2022, o que representa uma receita de R$ 1,8 bilhão superior à apurada entre janeiro e junho de 2022. Foi o melhor primeiro semestre da história.

“A situação é exatamente a que estamos vivendo ao longo do ano: inflação controlada, o setor de serviços criando muitos empregos e o programa Desenrola Brasil do governo possibilitando que mais pessoas tenham crédito para fazer compras. Com isso, o comércio precisa se preparar, pois teremos um final de ano promissor”, disse o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

LOJAS E CARGOS

Lojas de vestuário, tecidos, calçados e supermercados devem liderar a criação de vagas formais. Entre os cargos que mais serão solicitados estão os de vendedores, repositores de estoques, caixas, empacotadores e seguranças.

"As lojas de vestuário, tecidos e calçados ainda não conseguiram se recuperar dos efeitos da pandemia e atualmente possuem cerca de 1.100 vínculos celetistas a menos que em fevereiro de 2020. Entendemos que esse setor, juntamente com os supermercados, deverá liderar as contratações temporárias e assim repor parte dos seus quadros de funcionários, pois é um segmento que vende muito no final de ano", afirmou Guinsburg.

As vagas temporárias costumam ser boas oportunidades para um emprego fixo.  Segundo o Sincovat, tradicionalmente cerca de 20 a 25% dos funcionários que começam a trabalhar agora conseguem se manter na empresa.

"Muitas vezes a pessoa não tem experiência e o comércio costuma ser a porta de entrada para muita gente no mercado de trabalho. O candidato a uma vaga precisa demonstrar boa vontade, disposição e trabalhar com bastante atenção, atendendo bem que, com certeza, terá grandes chances de ser contratado em definitivo", disse Guinsburg.

CANDIDATOS

Os interessados devem espalhar currículos pelas lojas, já que a maioria tem seleção própria. Algumas colocam cartazes nas vitrines informando os cargos que precisam. Também é importante ficar atendo às redes sociais das empresas.

No CenterVale Shopping, em São José dos Campos, diversas lojas estão em período de seleção para as contratações de final de ano. A expectativa do centro de compras é de aumento de 30% na contratação de temporários, que já estão sendo chamados para atender as demandas da Black Friday e das festas de final de ano.

É o caso de Arezzo (8 vagas para vendedores e apoio), Aramis (3 vagas para auxiliar e vendedores), Morana (3 vagas para vendedoras, somente mulheres) e Kalunga (3 vagas papelaria e escritório). A seleção começa neste mês de outubro. Na Kipling (2 vagas para assistente de loja e vendedor), a contratação está prevista para o final de novembro. Já o Outback oferece 5 vagas para atendentes efetivos.

Os contratos de trabalhadores temporários no shopping variam de 45 a 90 dias. O candidato precisa ter o ensino médio completo e, entre as habilidades, é necessário ter boa comunicação, de preferência experiência em vendas e também ser proativo.

Há também oportunidades para o primeiro emprego, mas cada caso é avaliado individualmente pelos estabelecimentos comerciais.

DICAS

De acordo com o Gerente de Marketing do CenterVale Shopping, André Santi, o trabalho temporário é uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir experiência ou está buscando um novo emprego efetivo em um centro de compras, pois um bom desempenho pode resultar em oportunidades futuras.

O gestor dá algumas dicas para os candidatos conquistarem a tão sonhada vaga.

“Além de definir objetivos claros no currículo, é preciso bater perna e ter disposição para aprender. Muitas lojas ainda anunciam nas vitrines as vagas disponíveis, portanto uma oportunidade pode surgir durante uma volta ao shopping. Sem contar que a internet também pode ser uma importante aliada, por meios das redes sociais e sites”, disse Santi.

“Se o interessado conhece alguém que já está trabalhando no shopping, deve pedir ajuda. Essa prática é bem-vista, em especial se colegas e amigos contribuem ativamente para o crescimento do negócio. Responsáveis por processos seletivos entendem que as pessoas que frequentam o mesmo círculo social têm valores e comportamentos similares e que uma indicação traria benefícios para todas as partes envolvidas. Para tanto, é importante manter o networking ativo, informando o desejo de conquistar um emprego em shopping”, completou o gerente.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.