OPERAÇÃO

FAB usa jato Embraer C-390 Millennium para resgatar brasileiros em Israel

Força Aérea Brasileira vai usar ao todo seis aeronaves em missão para repatriar brasileiros que estão em Israel

Por Da redação | 09/10/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Divulgação / FAB

Jato C-390 Millennium da FAB
Jato C-390 Millennium da FAB

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai usar seis aeronaves em missão para repatriar brasileiros que estão em Israel, que entrou no terceiro dia de conflito com grupo extremista Hamas.

Até o momento, o ataque do Hamas e a reação israelense deixaram mais de mil mortos, segundo autoridades.

A operação de resgate dos brasileiros que estão em Israel ocorre em coordenação com os ministérios da Defesa e de Relações Exteriores.

Estima-se que 500 brasileiros estejam na região conflagrada, mas ainda é incerto o número de pessoas que desejam ser repatriadas.

No domingo (8), segundo a FAB, uma aeronave KC-30 decolou às 18h05min de Natal (RN) com destino a Roma (Itália). O voo tinha a duração prevista de 9 horas.

Na missão, completou a FAB, estarão disponíveis mais cinco aeronaves, entre elas dois jatos Embraer C-390 Millennium, outro KC-30 e dois VC-2.

Há ainda ao menos quatro brasileiros desaparecidos em Israel após o início dos ataques do Hamas contra o país do Oriente Médio: Ranani Glazer, Bruna Valeanu, Karla Stelzer Mendes e Celeste Fishbein, cuja mãe a avó são nascidas em Guaratinguetá.

LEIA MAIS: Com mãe e avó nascidas em Guaratinguetá, jovem de 18 anos está desaparecida em Israel

Em entrevista à CNN, o comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Damasceno, disse que está otimista em relação à operação para resgatar brasileiros em Israel. “Chegaremos rápido, consideramos a distância e a sensibilidade da missão”.

Segundo Damasceno, a missão reflete o compromisso político da Aeronáutica. “Este é o senso político de nossa Força Aérea. Defender o espaço aéreo, fazer o controle aéreo deste nosso imenso espaço aéreo e integrar o território cooperando a unidade nacional. Essa missão é típica para tal. Dará tudo certo”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.