CRISE NO PSDB

Izaias sobe o tom contra Blanco: ‘Picuinha de adolescente malcriado’; joseense reage

Izaias Santana disse que a disputa de Blanco com o PSDB de São José é ‘caso de doença ou de caráter’

Por Da redação | 07/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Reprodução

Alexandre Blanco e Izaias Santana entraram em rota de colisão
Alexandre Blanco e Izaias Santana entraram em rota de colisão

A disputa no PSDB em São José dos Campos recebeu duras críticas do prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), que escolheu como alvo o secretário da Assessoria de Projetos Especiais da Prefeitura de São José, o também tucano Alexandre Blanco.

Blanco trava uma briga na Justiça para cancelar a convenção do PSDB de São José, depois que a direção do partido rejeitou o registro da chapa de oposição liderada por ele.

A eleição interna do partido foi realizada com chapa única e reconduziu José Mello como presidente do diretório municipal. Blanco sustenta que o partido não agiu dentro das regras democráticas.

Mello e Blanco divergem quanto à posição política do PSDB nas eleições de 2024. Enquanto o primeiro defende candidatura própria, o segundo quer apoiar a reeleição do prefeito Anderson Farias (PSD).

Em entrevista à CBN Vale, Izaias criticou duramente Blanco e disse que o comportamento dele parece de “adolescente malcriado”.

“Uma picuinha de adolescentes malcriado, é esse o caso ou de complexo de Estocolmo. Pena que Freud não está mais entre nós para entender”, ironizou o prefeito de Jacareí, que também criticou o vice-governador Felicio Ramuth (PSD).

Felicio e Anderson trocaram o PSDB pelo PSD no começo do ano passado.

“Como é que pode [Blanco apoiar Anderson] depois que Felicio e Anderson chutaram o PSDB, abandonaram o partido. Felicio faz questão de, a todo o momento, falar mal do PSDB. Nunca vi Emanuel [Fernandes] e [Eduardo] Cury falarem mal do PSD e de nenhum partido. Mas Felicio não perde uma oportunidade de pisar em cima do PSDB, como se o partido tivesse algum câncer ou alguma doença, como se ele não tivesse sido sempre eleito pelo PSDB e militado a vida toda no PSDB”, afirmou Izaias.

O prefeito de Jacareí foi mais longe e disse que a postura de Blanco “não condiz com a seriedade”.

“Agora o cidadão querer impor ao PSDB isso é a mesma coisa, que não condiz com a personalidade, com a seriedade do ser humano, de alguém que quer ser levado a sério. Ou é caso de doença ou de caráter”, disse Izaias.

REAÇÃO

Também em entrevista à CBN Vale, Blanco reagiu às críticas e chamou de “lamentável” a posição de Izaias, além de acusar o prefeito de não ser democrático.

“Palavras lamentáveis do prefeito de Jacareí sobre a minha pessoa. É falta de respeito. Não vou me rebaixar ao nível dele. Porque aqui em São José fazemos política no PSDB com outro nível de discussão, não este nível que você colocou nessa entrevista”, disse Blanco.

“Lamentável essa postura de um prefeito que já deveria ter, estando no segundo mandato. Você quer desqualificar a discussão política que faz parte de um partido político, no qual você tem a oposição de ideias e o contraditório.”

Candidato a prefeito pelo PSDB em 2012, Blanco lembrou que é fundador do partido em São José e disse que Izaias desconhece a história e a dinâmica da legenda na cidade.

“O PSDB foi fundado pelo Emanuel, que é meu padrasto. Sou fundador do PSDB, candidato a prefeito e tenho história no PSDB. Não sou moleque. A minha família Neme tem 130 anos na cidade. Não me trate como moleque e me trate com respeito”, afirmou Blanco.

Que completou: “[Izaias] não conhece o PSDB de São José e deveria cuidar da sua cidade. Prefeito Izaias não está acostumado a ter oposição, nem interna. Posição do prefeito é contraditória. Fala em ética, democracia e caráter, mas não pratica nem na sua cidade”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.