AVIAÇÃO

Controlada pela Embraer, Eve lidera ranking de encomendas do carro voador no mundo

Empresa brasileira tem mais do que o dobro da segunda colocada em ranking global

Por Da redação | 23/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Imagem do carro voador elétrico da Eve Air Mobility
Imagem do carro voador elétrico da Eve Air Mobility

Controlada pela Embraer, a Eve Air Mobility lidera o ranking global de encomendas para o carro voador, tecnicamente chamado de eVTOL – sigla em inglês para veículo elétrico de pouso de decolagem vertical.

De acordo com o AAM Reality Index, o Índice de Realidade de Mobilidade Aérea Avançada, da SMG Consulting, os carros voadores que serão fabricados pela Eve na planta da Embraer em Taubaté lideram o interesse do mercado.

Segundo o levantamento, a Eve acumula 2.850 pedidos pelos carros voadores, duas vezes mais que a britânica Vertical Aerospace, que acumula 1.425 pedidos em andamento. Em terceiro lugar, está a empresa chinesa Ehang, com 1.256 encomendas – 2,2 vezes menos do que a empresa brasileira.

As encomendas do carro voador da Eve são avaliadas em US$ 8,6 bilhões (R$ 42,3 bilhões na cotação atual do dólar). O que representa cerca de 22% do mercado de eVTOLs no mundo.

Em julho deste ano, a Eve anunciou a instalação da primeira fábrica para a produção dos carros voadores em Taubaté. A planta industrial será em área a ser ampliada dentro da unidade da Embraer, no distrito de Quiririm. A produção dos carros voadores pode começar ainda neste ano.

A previsão é montar o primeiro protótipo da aeronave no segundo semestre deste ano, com a entrada em teste em 2024. A empresa prevê entregar as primeiras unidades em 2026.

“Com a fábrica da Eve em Taubaté, a região se insere no setor que está na fronteira tecnológica. Aliado à experiência que existe no Vale, isso reforça muito mais a competência que tem na área, criando novas oportunidades dentro desse complexo aeroespacial na região”, afirmou Marcos Barbieri, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e especialista em indústria aeroespacial.

Barbieri disse que a instalação da fábrica em Taubaté abre a oportunidade da criação de toda uma cadeia de fornecedores para o carro voador, desde peças a sistemas avançados.

“Serão novas empresas e novos setores, para atender essas novas demandas. É a oportunidade de abertura de uma cadeia fornecedora na região.”

A unidade Embraer em Taubaté é um centro logístico e de armazenagem de peças e tem 100 empregados. A planta tem 250 mil m², com 40 mil m² de área construída.

Segundo a Embraer, ainda será definido o tamanho da expansão para abrigar a fábrica da Eve. Taubaté traz vantagens logísticas e de produção para a companhia. A unidade tem fácil acesso por rodovias e proximidade de linha ferroviária.

Também ainda é perto da sede da Embraer, em São José dos Campos, e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilita a produção.

O carro voador da Eve contará com um piloto e capacidade para mais quatro passageiros. Mais para frente, depois da consolidação da operação, o veículo deverá voar sem piloto a bordo.

A expectativa da Eve é alcançar 12,7 milhões de passageiros por ano em 2035 nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. De acordo com a empresa, sua aeronave deve operar comercialmente na capital paulista a partir de 2026.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.