RESISTÊNCIA

Após instalação de câmeras corporais, mortes em confronto caem 52% em 2021

Mortes em decorrência de intervenção policial caíram 52% em 2021 ante 2022

Por Xandu Alves | 24/08/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Divulgação

Câmera corporal
Câmera corporal

As mortes em decorrência de intervenção policial caíram 52% em 2021 ante 2022, com 113 registros contra 237. Para o ouvidor Claudio Aparecido da Silva, um dos motivos foi a instalação de câmeras corporais nos uniformes de policiais militares.

“As causas [da queda] são várias, desde o isolamento social até a modificação de políticas de controle da atividade policial, como a utilização de câmeras”. Silva defende a ampliação do programa, além de “medidas integradas para a redução de irregularidades”.

“Com certeza esse fator [câmeras] foi muito importante, servindo como uma tecnologia de proteção ao cidadão (contra abusos) e ao policial (garantindo provas da regularidade da atuação). No entanto, a atuação da polícia precisa de medidas integradas para a redução de irregularidades, em diversas frentes - formação, valorização, tecnologias etc.

A atividade policial precisa ser permeada da lógica de Direitos Humanos, promovendo a adequada prestação da segurança pública, para toda a sociedade, com igualdade e valorização dos direitos fundamentais”, disse o ouvidor.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.