ANDRÉ AQUINO

Que tal falar de bananas em Paraty-RJ?

Por André Aquino | 28/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Chef de cozinha

Falar de Paraty é fácil, afinal, é uma cidade linda, com ilhas incríveis, pessoas carismáticas e uma gastronomia de tirar o chapéu, como é o caso do Restaurante 'Banana da Terra'. Mas, antes de falar deste incrível restaurante, preciso contar um pouco desta cidade, pois andar por ela é como voltar ao passado, por suas ruas de pedra, com casarões e igrejas preservadas ao longo do tempo. A cidade foi fundada em 1667, e teve muita importância econômica por causa de seus engenhos de cana-de-açúcar. Além disso, também foi fundamental com o seu porto, por onde se escoava, das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas, que embarcavam para Portugal. Quando se criou um novo porto no Rio de Janeiro, a cidade viveu um isolamento econômico por muito tempo, e na década de 70, com a construção da Rodovia Rio-Santos, voltou a integrar a economia, sendo também redescoberta por suas belezas naturais e suas histórias, atraindo diversos turistas.

Que tal conversarmos agora sobre o 'Banana da Terra', que está inserido neste contexto e nesta cidade? Mas, para isso, precisamos falar da Chef Ana Bueno, pois ela o 'Banana' são parte de uma mesma história. Como ela mesma conta, se tornou cozinheira há quase 30 anos, depois de prestar muita atenção em tudo que existia em Paraty/RJ. Em seu processo criativo de chef de cozinha, ela vai do mar à serra, honrando a cultura paratiense. Navega onde for preciso. É capitã de muitas naus. Segura, sabe aonde quer chegar. Ela também é autora do livro “Culinária Caiçara” (2007), que reúne receitas locais.

Sobre os pratos do restaurante, posso dizer que qualquer opção será uma boa pedida. Uma delas é o Siri catado em duas versões: farofa crocante e emulsão de pimenta de bico, que vai muito bem junto de um drink de caju (Leva limão, caju, açúcar e boas doses de Cachaça Paratiana tradicional). E, tem uma entrada de Polvo, cebola roxa, tapenade e pão de fermentação natural que não tem explicação, só provando. Outras opções de pratos:  Atum selado ao ponto, com purê de batata, molho de coentro e gengibre e alho poró assado e defumado;  Lombo de peixe selado, com manteiga de alho, ervas e tucupi preto sobre arroz com banana assada e ninho de cebolas fritas; Filé de peixe ao forno com crosta de pimenta limão e risoto de palmito pupunha com azeite, entre tantos outros. Para finalizar, recomendo a banana com paçoca para sobremesa. Vale a pena conhecer e provar.

Acompanhe no insta: @restaurantebananadaterra

Endereço: Rua Dr. Samuel Costa, 198, Centro Histórico

Reservas: (24) 99328.2688

Bom final de semana e bom apetite.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.