Gazeta.
Diz o dicionário que a palavra gazeta deriva de gazzetta -- vocábulo de origem italiana que designava uma certa moeda veneziana, que transformou-se em um epíteto para jornal. Explica-se: no início do século 16, os primeiros jornais da cidade de Veneza custavam exatamente uma ‘gazzetta’.
Já no léxico de OVALE, gazeta é um verbete especial, escrito em letras garrafais de manchete de jornal, e significa boa notícia.
Referência editorial e gráfica, um dos timbres que definem a imprensa de São Paulo, OVALE lança hoje o novo projeto ‘Gazeta’, com uma excelente notícia: é o relançamento da Gazeta de Taubaté, que já circula na cidade a partir deste dia 1º de julho, 10 anos após o lançamento de sua primeira versão, e o anúncio da Gazeta de Campinas, que estreia no dia 15, um dia após o aniversário da cidade -- onde OVALE circula já desde outubro do ano passado.
Taubaté é também a sede do CTGV-OVALE (Centro Tecnológico Gráfico-OVALE).
Com o projeto Gazeta, a meta é intensificar o investimento no jornalismo hiperlocal.
“É o foco naquilo que interfere diretamente na vida do leitor, com um jornalismo capaz de cumprir o seu papel, sendo o porta-voz, com direito a sotaque e tudo, daquela sociedade, fiscalizando, cobrando, informando, atuando como uma força transformadora”, disse o editor-chefe da Gazeta e OVALE, Guilhermo Codazzi.
LEIA MAIS: OVALE lança Projeto Eleições 2024 para reforçar seu papel na democracia
DEMOCRATIZAÇÃO
A iniciativa integra o Projeto OVALE, lançado em maio, tendo como pontapé inicial pesquisas de avaliação de governo nos dois municípios e também em São José dos Campos, sede de OVALE.
O objetivo, por meio de medidas inovadoras, é democratizar o acesso à informação, sempre fiel ao DNA editorial do jornal, pautado por um jornalismo livre, independente, plural, crítico e apartidário. Além da criação dos novos títulos em Taubaté e Campinas, que vem acompanhada ainda da ampliação da cobertura jornalística e de um conjunto de ações, como a criação de um conselho de leitores e a publicação de novos colunistas, OVALE mantém a sua superedição RMVale e vai intensificar a produção de conteúdo impresso e digital, em vários formatos.
Gazeta é uma boa notícia.