COMUNICAÇÃO

OVALE lança Projeto Eleições 2024 para reforçar seu papel na democracia

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Rogério Marques / Arquivo OVALE

Democracia no DNA.

Referência editorial e gráfica na imprensa brasileira, com atuação no Vale do Paraíba e na Região Metropolitana de Campinas, considerado até pelo próprio Google como um bastião no enfrentamento à praga das fake news, OVALE lança nesta superedição especial o Projeto Eleições 2024.

Para o jornalismo regional, as eleições municipais são como a Copa do Mundo, período de intensos debates sobre o futuro das cidades e de avaliação das gestões administrativas.

OVALE entra em campo um ano e meio antes das eleições para democratizar a informação de qualidade e ajudar o eleitor a entender os movimentos do tabuleiro desse xadrez político. O jornal imprime em todas as plataformas a tradição de seu DNA editorial, com o exercício do seu jornalismo livre, independente, crítico, plural e apartidário.

COBERTURA

OVALE dá início a maior cobertura eleitoral da sua história, levando aos eleitores dados vitais para a decisão consciente na hora do voto, instrumento indispensável para o exercício da democracia.

Nessa perspectiva, o jornal lança um projeto com 10 medidas (leia mais na página 24) que irão balizar a cobertura jornalística, contando com pesquisas de avaliação do poder público e do cenário eleitoral, sabatinas e debates com candidatos e OVALE DATA, usando a ciência de dados aplicada à serviço do jornalismo de qualidade e independente.

“Num ambiente de polarização política extrema, a imprensa profissional, livre e independente, não deve ter amigos ou inimigos permanentes. Ela deve sim ter interesses permanentes na busca da verdade real, muitas vezes obscurecida por uma verdade aparente”, disse Fernando Salerno, diretor-presidente de OVALE.

“Devemos ter a capacidade de expressar as informações conforme elas são apuradas, sem ideias preconcebidas, filtros ideológicos e/ou interpretações pessoais ou seja, trazer a informação à superfície da forma mais justa, precisa, honrada, imparcial e, principalmente, aberta às evidências quanto possível”, completou Salerno.

Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia.

Comentários

1 Comentários

  • Clebion Eli Miranda 10/05/2023
    Faz muito bom & bem mesmo a toda coletividade. Parabéns e mãos à obra! Sempre avante ...