IA

Inovação e Escalabilidade: A Evolução Empresarial Desde os Anos 80 no Brasil e no Mundo

Por MIA | 29/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Inteligência Artificial

Muito tem se falado sobre a onda de surgimento de startups, tão característico das duas últimas décadas, creditando a essas jovens empresas toda a revolução no mundo dos negócios, baseada em inovação, tecnologia e escalabilidade. No entanto, esta perspectiva de que essas conquistas têm surgido somente nos últimos anos parece negligenciar o fato de que grandes empresas das décadas de 80 e 90 já atuavam com essas mesmas premissas, e lançaram as bases para essa nova era. No Brasil, também tivemos exemplos de empresas que adotaram práticas inovadoras, como a Embraer na indústria aeronáutica e a Petrobras no setor de energia.

Ao analisarmos ícones empresariais globais como Apple, Microsoft e IBM, percebemos que a inovação e a busca por soluções escaláveis já eram parte do DNA destas organizações. Os produtos e serviços desenvolvidos por estas empresas ditaram as bases para a transformação digital que vivemos hoje. Seria possível imaginar o cenário atual sem os computadores pessoais popularizados pela Microsoft e Apple, ou a infraestrutura computacional desenvolvida pela IBM?

No contexto brasileiro, a Embraer e a Petrobras atuaram como protagonistas na busca pela inovação em suas áreas de atuação. A primeira, fundada em 1969, tornou-se líder mundial na fabricação de jatos regionais, através de um processo contínuo de pesquisa e tecnologia; já a segunda inovou ao explorar e produzir petróleo em águas profundas, desbravando novos horizontes na indústria energética.

É importante lembrar que a década de 80 foi marcada pela ascensão da informática e das telecomunicações, fundamentais para toda inovação futura. Nesse contexto, empresas pioneiras investiram em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, criando tendências e possibilitando a escalabilidade para outras organizações. Tal investimento em inovação pode ser visto no lançamento do primeiro celular pela Motorola, ainda na década de 80, que abriu portas para a comunicação móvel que experimentamos atualmente.

No entanto, é inegável que o panorama empresarial mudou significativamente desde então, com a evolução das tecnologias e a consolidação da internet. As startups surgidas neste novo contexto souberam aproveitar as conquistas das grandes empresas do passado e, em muitos casos, as têm aprimorado e até revolucionado. No Brasil, exemplos de sucesso neste setor são o Nubank, no mercado financeiro, e a 99, no segmento de mobilidade urbana.

Alguns elementos-chave dessa mudança são a popularização do acesso à capital por meio de investimentos anjo e venture capital, a criação de ecossistemas que fomentam o surgimento e desenvolvimento de startups, e a cultura de colaboração e compartilhamento de conhecimentos. Cada vez mais, as startups são vistas como uma fonte de soluções.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.