PESQUISA OVALE

Gestão de Dário Saadi é reprovada por 46% dos eleitores na região central de Campinas

Por Xandu Alves | Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / PMC
Região central de São José dos Campos
Região central de São José dos Campos

Estratégica para a Prefeitura de Campinas, a região central da cidade atinge até 46% de reprovação ao governo do prefeito Dário Saadi (Republicanos), como mostra o levantamento OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas. Nos bairros, a reprovação à administração municipal atinge 42,65%.

Na região central, o governo Dário é aprovado por 37,59% e nos bairros, por 40,40%. Já 16,16% dos entrevistados no centro e 16,95% nos bairros não souberam ou não quiseram responder.

O instituto Ágili Pesquisas ouviu 750 pessoas entre os dias 29 de abril e 3 de maio, entre maiores de 16 anos em Campinas. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

Na divisão territorial da cidade feita pela pesquisa, o centro tem uma reprovação maior ao governo Dário do que a reprovação geral dos eleitores de Campinas, que é de 43,30% ao governo municipal. A aprovação geral é de 39,89% -- 16,81% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

O centro de Campinas tem passado por diversos projetos de revitalização e é considerado uma região estratégica para os planos do prefeito Dário Saadi, que incluem a atração de negócios e moradores para o centro, com geração de emprego e renda e utilização dos espaços públicos.

“Estamos regulamentando uma lei que dá benefícios para o centro da cidade, para torná-lo mais atrativo e atrair mais pessoas e negócios”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi.

“O centro de Campinas será revitalizado a partir de intervenções com incentivos fiscais que podem chegar a 11 anos de isenção de IPTU. A ideia é mudar a paisagem do centro, além de uma área nobre no coração da cidade que é o pátio ferroviário, que é onde vai chegar o Trem Intercidades. É um esforço pessoal do prefeito por ser uma área estratégica para irradiar essa recuperação para a área central”, completou a secretária.

CLASSIFICAÇÃO

A pesquisa também pediu aos entrevistados que classificassem a administração do prefeito entre cinco opções – ótima, boa, regular, ruim ou péssima.

Entre os eleitores do centro, aqueles que consideram ótima ou boa somaram 16,93% e os que responderam ruim ou péssima representaram 29,17%. Nos bairros, as melhores avaliações receberam 19,48% dos votos, enquanto que as piores chegaram a 27,25%.

Os índices da região central são diferentes dos obtidos pela administração municipal na pesquisa geral da cidade, neste caso com a classificação de ótima ou boa somando 19,02% e a de ruim ou péssima representando 27,59%.

Os eleitores do centro deram uma nota positiva menor e uma negativa maior comparado ao resultado geral de Campinas.

De forma detalhada, a administração de Saadi é ótima para 1,34%, boa para 15,59%, regular para 49,10%, ruim para 15,67% e péssima para 13,50% entre os eleitores que moram no centro.

Nos bairros, 1,50% dos eleitores avaliaram a gestão como ótima, 17,98% como boa, 49,29% como regular, 12,74% como ruim e 14,51% como péssima.

PROJETO 'NOSSO CENTRO'

A Prefeitura de Campinas anunciou na última terça-feira (16) a criação de uma página em seu site com dados sobre o projeto ‘Nosso Centro’, que visa estimular a revitalização de construções (prédios e casas) na região central, “contribuindo para modernização de negócios e atração de pessoas e empreendimentos”, como informou a administração.

Moradores e comerciantes da área central que desejem revitalizar construções e ter acesso aos incentivos criados pela Lei Complementar 395/2022 têm acesso a informações na nova página. Há ainda o zoneamento on-line, que permite ao usuário saber se seu imóvel está incluído no polígono prioritário da lei.

Comentários

Comentários