PESQUISA OVALE

‘Reprovação não é um bom índice, mas também não é catastrófica’, diz diretor da Ágili

Administração do prefeito de Taubaté é reprovada por 51,25% dos eleitores de Taubaté e aprovada por 37,75%

Por Xandu Alves | 21/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

José Saud é prefeito de Taubaté
José Saud é prefeito de Taubaté

O copo (ainda) meio cheio.

Embora a gestão do prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), tenha sido reprovada por 51,25% dos eleitores do município e aprovada por 37,75%, segundo pesquisa OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas, a situação não é “catastrófica” para o prefeito.

Ao menos na avaliação de Júlio Cesar Sanches, diretor da Ágili Pesquisas e Marketing, que aconselha o gestor de Taubaté a olhar os dados a partir do velho clichê do “copo meio cheio”.

“A reprovação não é um bom índice e o governo nem deve se orgulhar, mas também não é uma administração catastrófica, porque tem quase 40% de aprovação”, disse Sanches. “A situação política de Saud é delicada, mas ele não é um mau prefeito, de acordo com a pesquisa”.

Para o diretor do instituto de pesquisa, o prefeito de Taubaté deve ficar preocupado em aumentar a sua aprovação para conseguir convertê-la em votos, caso queira vencer a disputa eleitoral em 2024, quando deve tentar a reeleição.

Sanches vê em Taubaté um maior número de adversários políticos capazes de tirar votos do prefeito, o que pode dificultar bastante a campanha de reeleição de Saud.

“Interessante da pesquisa é que Saud não consegue puxar esse percentual de aprovação em potencial de votos, caso pense em reeleição. Politicamente ele não está bem, sendo o mais rejeitado entre os candidatos. Há outras lideranças com maior aprovação e que estão à frente do prefeito na pesquisa”, afirmou o especialista.

LULA X TARCÍSIO

Assim como ocorreu nas pesquisas feitas em Campinas e São José dos Campos, o governador Tarcísio de Freitas vai bem enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai mal na aprovação. Sanches vê reflexo da eleição.

“Olhando o histórico de votação das eleições no Vale, vê-se que o eleitorado de Bolsonaro está aprovando o governo estadual ou pelo menos puxando bem a aprovação de Tarcísio, e reprovando mais Lula. O eleitor de Taubaté reflete esse histórico da eleição”, disse.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.