Ideias

Vox populi: o que diz a voz do povo?

Por Guilhermo Codazzi | Editor-chefe de OVALE
| Tempo de leitura: 2 min

Vox populi.

Do latim, a expressão significa a ‘voz do povo’. E o que diz a voz das ruas? Diferentemente da língua morta, a vox populi está viva e brada nas páginas impressas e online de OVALE, com a realização de uma rodada de pesquisas de opinião nas principais praças de atuação do jornal, o principal veículo de comunicação da RMVale e RM de Campinas.

Mas e o que a voz diz?

Ela responde questionamentos e também deixa perguntas...

Nesta superedição, a sociedade joseense mostrou a sua voz, disse democraticamente, de forma livre, como avalia as gestões municipal, estadual e federal.

Além disso, fez uma fotografia do momento e revelou como estaria hoje a disputa pela prefeitura, em dois cenários.

Um ano e meio antes do encontro do eleitor com as urnas, pesquisas são vitais para a definição das peças no tabuleiro político e para o ajuste de rota, a correção de estratégias. 

É fundamental entender o recado da rua. Como diz uma outra expressão latina, mutantur omnia nos et mutamur in illis -- traduzindo: todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

E o que os números revelam ao prefeito Anderson Farias?

A boa notícia é que o governo é aprovado por cerca de 80% dos eleitores joseenses -- é um índice alto, vale lembrar que o governo  Dário Saadi, em Campinas, teve aprovação de 39,8%, como revelou a pesquisa OVALE.

O desafio de Anderson, que assumiu o cargo no mês de abril de 2022, depois que Felicio Ramuth renunciou ao posto para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, é a alquimia política de transformar aprovação em intenções de voto. Há tempo para isso.

No entanto, já está claro que as eleições de 2024 em solo joseense serão distintas das anteriores, quando o PSDB venceu o PT em  seis das sete últimas disputas. 

Homo homini lupus -- o homem é o lobo do homem, em latim.

Agora, com a ruptura representada pela saída de Felicio/Anderson do PSDB e a ida para o PSD, os novos rivais podem ser os velhos aliados. Tucano, o ex-prefeito Eduardo Cury lidera a pesquisa estimulada. Vai ser candidato? 

Dies posterior prioris est discipulus -- o tempo é o senhor da razão. O que o tempo dirá? A língua morta está vivinha da Silva...

 

Saiba Mais

 

BOLSONARISMO 

Um movimento importante neste xadrez político é a conquista do apoio do eleitorado bolsonarista em São José dos Campos.

 

AVALIAÇÕES 

Em 2022, Bolsonaro teve 62,58% dos votos na cidade. A boa avaliação de Tarcísio de Freitas e a baixa de Lula mostram força bolsonarista.

 

Comentários

Comentários