AVIAÇÃO

FAB analisa compra de segundo lote do Gripen com maior conteúdo nacional

Supersônico, o caça F-39 Gripen pode voar a velocidades de 2.470 km/h

Por Xandu Alves | 14/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Gavião Peixoto

Divulgação / Saab

Gripen decola no Brasil: FAB já tem quatro caças em operação
Gripen decola no Brasil: FAB já tem quatro caças em operação

A FAB (Força Aérea Brasileira) está estudando a compra de mais aeronaves F-39 Gripen da Saab além dos 36 caças já encomendados no contrato assinado em 2014. Na época, o valor previsto era de cerca de R$ 13 bilhões pelo primeiro lote.

Comandante da FAB, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno confirmou a OVALE que estuda acrescentar quatro aeronaves ao primeiro lote e que a FAB já estuda a compra de um segundo lote de caças, que poderiam receber mais peças e sistemas feitos no Brasil, em razão da parceria com a Embraer.

“Fabricamos trem de pouso, tubulação e outros itens e a Saab está avaliando o segundo lote de caças para o Brasil e poderemos incrementar com mais conteúdo nacional”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

AVIÃO

O caça supersônico F-39 Gripen possui 15,2 metros de comprimento por 8,6 m de envergadura. Os jatos pesam 8 toneladas vazios e têm capacidade para decolar com 16,5 toneladas, em uma distância mínima de 500 metros.

Eles podem voar acima de 1.400 km/h ao nível do mar e passam de Mach 2 – duas vezes a velocidade do som, ou seja, 2.448 km/h – em altas altitudes.

De acordo com a Saab, o avião precisa de apenas 10 minutos para retomar o combate e pode ter o motor completamente trocado em menos de uma hora.

O Gripen pode ainda usar desde bombas guiadas para missão de precisão até mísseis ágeis e de longo alcance, além de armamentos pesados antinavios. Outra característica do jato é poder transportar casulos e sensores para reconhecimento e missões especiais.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.