ELEIÇÕES 2024

Pesquisa: 'Precisamos discutir um projeto alternativo', diz Mariana Conti

Para a pré-candidata do Psol, os dois candidatos que lideram a disputa para a Prefeitura de Campinas representam o mesmo projeto

Por Débora Brito | 09/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Campinas

Reprodução / Página pessoal

Mariana Conti alcançou 2,51% das intenções de voto e ficou tecnicamente empatada no terceiro lugar
Mariana Conti alcançou 2,51% das intenções de voto e ficou tecnicamente empatada no terceiro lugar

Vereadora de Campinas com maior número de votos, Mariana Conti quer fortalecer a frente de esquerda em oposição aos candidatos que lideram a disputa para a Prefeitura e ao governo do estado. Com 2,51% das intenções de voto e tecnicamente empatada com outros nove candidatos na terceira posição, Mariana avalia com cautela o resultado da pesquisa feita pelo OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas e divulgada no último sábado (6).

Como presidente do Psol em Campinas, Mariana elogiou a pesquisa, mas enfatizou que o cenário está muito aberto e que o partido ainda está debatendo como irá se posicionar nas eleições de 2024. Mas está certa de que a estratégia passará pela tentativa de associar os candidatos Dário Saadi (Republicanos), atual prefeito da cidade, e Rafa Zimbaldi (Cidadania) ao mesmo lado.

“Fica evidente a necessidade de ter uma candidatura da esquerda que possa fazer contraposição a esse projeto representado pelo Saadi e que tem no Zimbaldi mais do mesmo. Os dois candidatos que aparecem na frente na pesquisa representam o mesmo projeto, um projeto de privatização, alinhamento com o Tarcísio [governador do estado], desmonte do poder público, concentração de renda e aumento do custo de vida”, disse ao OVALE.

Socióloga, Mariana propõe a construção de uma candidatura que “defenda a vida das pessoas” e que inclua temas de interesse das mulheres, da população negra e da juventude. "Precisamos discutir um projeto alternativo", resumiu.

Em seu segundo mandato na Câmara Municipal, Mariana afirmou que seu nome ainda não foi decidido de forma definitiva para a disputa do cargo do executivo. O Psol está federado à Rede e deve passar ainda por discussões para afinar os rumos.

Mas a presidente do partido não descartou eventual apoio a outros partidos de esquerda que estejam melhor posicionados na corrida eleitoral, com foco no objetivo de impedir "a continuidade do bolsonarismo". “Eu pessoalmente não tenho veto a priori [a alianças], mas é um debate muito inicial e vai depender da discussão com os partidos, com a militância e com o conjunto da cidade”, concluiu.

Leia mais: Pesquisa: Dário Saadi e Rafa Zimbaldi lideram intenção de voto à Prefeitura de Campinas

PESQUISA

O instituto Ágili Pesquisas ouviu 750 pessoas em Campinas, entre os dias 29 de abril e 3 de maio. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

A pesquisa foi contratada por OVALE, um dos mais tradicionais veículo de comunicação de São Paulo, com atuação na RMVale e Campinas. O jornal tem o apoio do portal Sampi Campinas na divulgação dos resultados.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.