CENÁRIO

Empatado tecnicamente, Zimbaldi critica prefeito de Campinas: ‘Abandono é visível'

Deputado estadual Rafa Zimbaldi aparece atrás do prefeito Dário Saadi em pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Campinas

Por Xandu Alves | 09/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Campinas

Divulgação

Rafa Zimbaldi
Rafa Zimbaldi

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) foi o segundo nome mais citado por eleitores de Campinas em pesquisa de intenção de voto para as eleições municipais de 2024, de acordo com levantamento de OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas, divulgado no último sábado (6).

Se a eleição fosse hoje, o prefeito de Campinas Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi liderariam as intenções de voto, com 16,49% e 12,28%, respectivamente, em empate técnico.

“Eu fico feliz com a lembrança do meu nome pela população. E isso só aumenta a minha responsabilidade como representante de Campinas e de outras cidades na Alesp”, afirmou o deputado.

“Nesse momento, estou realmente focado no meu segundo mandato de deputado estadual. Ainda existe muito chão pela frente, até 2024. Vou seguir atento aos problemas e necessidades de Campinas e cumprindo com o meu papel de seguir lutando por mais recursos para a nossa cidade.”

Dário e Zimbaldi disputaram o segundo turno das eleições para prefeito de Campinas em 2020. O candidato do Republicanos venceu com 57% dos votos -- 222.030. Zimbaldi recebeu 42,93% -- 166.995 votos.


Leia mais: Pesquisa: Dário Saadi e Rafa Zimbaldi lideram intenção de voto à Prefeitura de Campinas

CRÍTICAS

O levantamento também mostrou que a administração de Dário foi reprovada por 43,3% dos eleitores do município e aprovada por 39,89%. Diante desses números, Zimbaldi fez duras críticas ao prefeito de Campinas.

“Para mim não foi surpresa [a rejeição de Dário]. O abandono e a falta de atenção com a cidade e a população é muito visível, em toda a cidade de Campinas. O asfalto em geral está muito ruim, em todo lugar, obras de anos inacabadas, como o BRT, muitas pessoas em situação de rua, saúde básica sem atenção. Falta o básico mesmo. E a população é que sofre nessa história que a gente sabe que não começou agora”, disse o deputado.

Segundo ele, Campinas é resultado de uma “falta de atenção e de compromisso com a cidade e com a população, que já vem se arrastando há mais de uma década”.

“Começou com o Jonas [Donizette, ex-prefeito] e segue com o mesmo grupo político, com o mesmo jeito de administrar, então os mesmos problemas continuam aí. A gente sente no carro, desviando de buracos remendos no asfalto, quando existe asfalto. Porque ainda são muitas ruas sem asfalto.”

Zimbaldi citou ainda problemas com o transporte público e disse que a sensação é de como se a cidade “tivesse parado no tempo”.

“Acredito que é isso que se reflete na pesquisa. Sinaliza que a população está cansada dessa falta de atenção aos problemas que afetam diretamente a sua vida, há anos. Temos duas cidades. A cidade que é referência em educação superior, ciência e tecnologia e a cidade com uma saúde básica vergonhosa para a população que mais precisa.”

O deputado também criticou filas de espera para consultas, exames e cirurgias e a falta de remédios e médicos.

“As enchentes continuam sendo um problema para a população e elas continuam acontecendo nos mesmos lugares, trazendo prejuízos incalculáveis e colocando a vida das pessoas em risco. A prefeitura já podia ter feito obras de contenção que evitassem novas enchentes a cada ano. Não são apenas os 3 anos da atual gestão. São mais de 10 anos do mesmo grupo no poder. A população rejeita essa falta de mudança de verdade para a nossa cidade”, completou Zimbaldi.

PESQUISA

O instituto Ágili Pesquisas ouviu 750 pessoas em Campinas, entre os dias 29 de abril e 3 de maio. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

A pesquisa foi contratada por OVALE, um dos mais tradicionais veículo de comunicação de São Paulo, com atuação na RMVale e Campinas. O jornal tem o apoio do portal Sampi Campinas na divulgação dos resultados.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.