AVIAÇÃO

Com a presença de Lula, Embraer e Saab inauguram produção do Gripen no Brasil

Nova linha de produção foi instalada na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP); expectativa é montar 15 dos 36 caças encomendados pela FAB

Por Xandu Alves | 09/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / FAB

Primeira unidade do caça F-39 Gripen em operação no Brasil
Primeira unidade do caça F-39 Gripen em operação no Brasil

A Embraer e a Saab inauguram nesta terça-feira (9) a nova linha de produção do caça F-39 Gripen no Brasil. O avião foi escolhido para equipar a FAB (Força Aérea Brasileira). A linha de montagem está instalada na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A parceria com a Saab inclui transferência de tecnologia.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representantes das duas empresas e do alto comando da Aeronáutica.

Os primeiros modelos do caça estão sendo montados na Suécia, país sede da Saab, e dois deles entraram em operação no Brasil em 19 de dezembro do ano passado.

O contrato entre Saab e FAB foi assinado em 2014, com custo atualizado de R$ 18,9 bilhões. O F-39 Gripen foi selecionado para renovar a frota de caças da FAB. O Brasil terá duas versões do caça de geração 4++: o F-39E (monoposto) e o F-39F (biposto).

A expectativa é que a nova linha de produção na unidade da Embraer monte 15 dos 36 caças encomendados pela FAB.

Além da nova linha de produção, a unidade da Embraer em Gavião Peixoto abriga o Centro de Projetos e Desenvolvimento e o Centro de Testes do Gripen.

ACORDO

Embraer e Saab assinaram um memorando de entendimento que prevê buscar potenciais clientes para o Gripen na América Latina e também para a aeronave multimissão C-390 Millennium da Embraer, que deve ser comprada pela Força Aérea da Suécia.

“Essa parceria pode alavancar nossas possibilidades na Europa e, espero, possa gerar muitos frutos para nossas empresas e nações”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

“Somos parceiros há muito tempo e o Brasil é muito importante para nós. Temos uma colaboração profunda e usar o que fizemos até agora em design e desenvolvimento do Gripen será incrivelmente importante. Estamos juntos para apoiar a Embraer e continuar o desenvolvimento nas próximas décadas, o que significa muito para novas tecnologias”, afirmou Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.