CULTURA

Projeto Triskle leva arte circense do fogo para São José em espetáculo ‘Transcendências'

Apresentação ocorre no sábado, às 20h, na Casa de Cultura Flávio Craveiro

Por Da Redação | 04/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Créditos: Ilaria Scione

Trazendo a arte circense do fogo em diversas modalidades de malabarismo, corda bamba, bambolês e led, em números de solos, duetos e conjuntos, o Projeto Triskle apresenta o espetáculo circense Transcendências em São José dos Campos no próximo sábado (6), com apresentação a partir das 20h, na Casa de Cultura Flávio Craveiro, que está localizado na Av. Lenin, 200, no bairro Dom Pedro I, na zona sul do município.

Tendo o fogo como grande protagonista, a montagem foi criada inicialmente para o festival Festa del Fuoco, em Stromboli, Itália, e chega ao Estado de São Paulo nos meses de maio e junho. Além de São José, São Sebastião, Campinas, Botucatu, Santos, Ubatuba e São Paulo também receberão a apresentação.

Concebido como um espetáculo para espaços abertos, parques ou praças, o trabalho visa levar a arte circense do fogo para um público diverso.

“Partimos da vontade de criar conexões entre bambolês e buugengs, entre didgeridoos e bambolês, entre a corda e o fogo, e ao mesmo tempo tínhamos o desejo de ir além dos nossos limites com a pirofagia, desbravando outros caminhos”, explica Barbara Francesquine, artista da trupe e diretora geral do espetáculo, que decidiu levar o projeto inicial para outro patamar.

O trabalhou ainda ganhou a colaboração da dramaturga Anna Toledo na elaboração do roteiro, que, em colaboração com os artistas, propôs provocações cênicas para a construção do espetáculo. Os números circenses narram as jornadas de três forças: a Curiosidade, a Coragem e a Virtude (representadas pelos artistas Alexandre Salomão, Barbara Francesquine e Gustavo Olitta). Através de jogos e desafios, cada “força” vislumbra nas outras a complementaridade e encontra a possibilidade de transcendência.

“O grande desafio foi elaborar a criação de forma que nós três conseguíssemos executar tudo sozinhos, inclusive a parte técnica, sem ajuda de técnicos de palco”, diz Barbara, ressaltando ainda que a autossuficiência é essencial para a vocação viajante e ‘de rua’ do espetáculo.

Entretanto, para a montagem que estreia no próximo dia 6 (sábado) em São José, a trupe contará com uma equipe de colaboradores, que os auxiliará em toda a logística para levar "Transcendências" para as outras cinco cidades em que o espetáculo será apresentado.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.