COMPORTAMENTO

Aplicativos de namoro ganham 'nichos'; especialista vê nova tendência

Por Marcos Eduardo Carvalho | 14/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Os aplicativos de namoro estão em alta. Aliás, desde os primórdios da internet, sempre se buscou contatos de paqueras em sites de bate-papo e, posteriormente, em aplicativos. Contudo, nos últimos anos, vem acontecendo uma espécie de refinamento desses programas.

Isto é, não existem mais apenas os aplicativos genéricos de relacionamento. Assim, também existem os aplicativos específicos, como os voltados para o público LGBTQA+, os voltados para veganos, para pessoas ricas e, claro, os para o público geral.

Contudo, o fato é que, com esse refinamento, há a possibilidade de ficar ainda mais fácil encontrar o chamado ‘par perfeito’. Inclusive, para alguns especialistas em comportamento, essa é uma tendência que veio para ficar.

O psicólogo Rafael Ribeiro, de São José dos Campos, entende que relacionar-se virtualmente é mais que uma realidade, pois, para muitas pessoas, é a única forma de se relacionar ou de se iniciar qualquer tipo de relacionamento. “Esse é o lado positivo dos apps com essa proposta, aproximar pessoas. Pessoas com gostos comuns, com ideais parecidos etc. Em um mundo pós pandemia, essa aproximação virtual é algo que já está mais que presente, está no cotidiano das pessoas”, disse

Mas, de acordo com Ribeiro, também tem o lado ruim que, segundo ele, é apenas ficar nesse mundo virtual e não vir ao real. “Com tantos apps, com tantas propostas, temo que o encontro de pessoas se torne algo banal e fútil. Focar em qual app usar acho cômodo e evita aborrecimentos, mas também fico preocupado em selecionar as pessoas por classe, por status ou por qualquer outra classificação”, disse.

Por fim, o psicólogo entende que o encontro mágico entre as pessoas tem que ocorrer, até com seus dissabores, pois isso é a vida em sociedade. “Os app como aliado ao encontro é super vindo. Quando ele toma a frente e torna as pessoas apenas bytes, ele já virou o problema. Temos que pensar no equilíbrio entre virtual e real”, finalizou.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.