COMPORTAMENTO

Importunação sexual: comportamento primitivo dos homens

Por Marcos Eduardo Carvalho | 25/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos
OVALE

Freepik

Importunação sexual: comportamento primitivo dos homens
Importunação sexual: comportamento primitivo dos homens

A importunação sexual é quando se comete um ato libidinoso sem a anuência e permissão de outra pessoa. Recentemente, dois integrantes do BBB 2023 (Big Brother Brasil), Mc Guimê e Cara de Sapato, foram expulsos do programa justamente por conta disso.

Na oportunidade, ambos tiveram atitude indevida contra Dania Mendez, mexicana que veio participar da festa dentro do programa. No caso de Guimê, ele passou a mão nas nádegas dela mais de uma vez e a mexicana, ainda tentando levar na brincadeira, tirava a mão dele.

Depois, Cara de Sapato foi ainda pior e deitou a moça na cama e ficou segurando os braços dela. Inclusive, a mexicana chegou a chorar em outro momento do programa por conta disso. E a atitude deles gerou a expulsão por parte de Tadeu Schmidt, apresentador do BBB.

Para o psicólogo Rafael Ribeiro, de São José dos Campos, isso “infelizmente isso advém de nossa cultura ainda muito machista e violenta”.

“Graças à evolução da nossa sociedade e do ser humano isso vem sendo extremamente difundido, dialogado e refletido mais ainda sinto que vai mais umas décadas até esses comportamentos reduzirem significativamente”, afirmou.

Segundo o especialista, por causa dessa cultura, os homens têm uma fragilidade emocional extremamente acentuada, que é “balanceada” com a violência. “Muitos homens, tendo essa pobreza emocional, só conseguem se relacionar com o outro de forma violenta. O caso desses rapazes do BBB mostra-se muito isso. Com o uso do álcool, que rebaixa a sua consciência, alguns homens perdem a já baixa tolerância emocional que possuem e para alcançar o objeto de desejo, usam da violência. Empatia, respeito, consideração, tudo isso é esquecido. Viram ‘animais’ dotados apenas dos instintos primitivos e violentos”, disse Ribeiro.

Segundo ele, importunação sexual, abuso, assédio são completamente deploráveis e os maiores culpados são os homens, justamente por essa ignorância completa de si mesmos e do outro. “Claro que mulheres também podem fazer isso, mas é em número muito menor. A única forma de se combater isso é levantar o tema, expor, trazer a sociedade para debater com total seriedade e começar a impor e exigir que a saúde mental dos homens seja de extrema importância”, afirmou.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.