CINEMA

Giz, Câmera, Ação: a magia do cinema em escolas de Taubaté

Por Da Redação | 20/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté
OVAle

Divulgação

Giz, Câmera, Ação: a magia do cinema em escolas de Taubaté
Giz, Câmera, Ação: a magia do cinema em escolas de Taubaté

Entre os dias 27 de março e 14 de agosto de 2023, educadores e escolares da rede pública de Taubaté terão a oportunidade de conhecer os princípios da linguagem audiovisual e suas possibilidades de criação com o uso dos recursos digitais.

Fazer um filme é sempre uma obra coletiva onde o grupo troca ideias e saberes visando estimular o olhar apurado sobre as coisas. Alunos e professores em visitas ao Museu Mazzaropi vão estudar o cinema e as atuais possibilidades do audiovisual como forma de expressão e meio de comunicação em um programa que inclui cursos, exibições e visitas mediadas.

Os profissionais que acompanharão esses grupos pretendem estimular experiências criativas com o uso dos recursos técnicos e daquilo que se tem disponível: a sala de aula pode se tornar um set de filmagem e o cotidiano da classe inspirar o roteiro de um filme.

Com o conhecimento das técnicas de filmar com o celular e os recursos da edição de imagens, educadores e estudantes vão trilhar os caminhos formativos para se comunicar por meio da linguagem audiovisual. A visita ao Museu Mazzaropi para conhecer a história do famoso cineasta que criou em Taubaté um grande estúdio cinematográfico será o ponto de partida para o mergulho nesse universo.

A partir daí, Mazzaropi e outros craques do audiovisual serão a inspiração para “como se faz” curtas, filmetes, animações, videoclipes e documentários.

De acordo com Daniela Savastano, gerente do Sesc Taubaté, “O Sesc entende que o trabalho com o cinema pode ser potente para estimular a observação, a sensibilidade, a imaginação e a criticidade. E possibilita articular espaços de discussão e de interpretação do mundo com educadores e jovens na escola”.

Para o Museu Mazzaropi, o projeto iniciado com a Secretaria da Educação antes da pandemia e agora retomado com a inestimável participação do Sesc, há muitas expectativas. Uma delas é contribuir para a escola conectada aos tempos atuais, quando a comunicação interativa é cada vez mais acessível e a linguagem audiovisual vai se tornando um meio de expressão tão importante e necessário quanto a linguagem escrita.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.