EDU SANTOS

Estádio Martins Pereira completa 53 anos

Por Edu Santos | 15/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Resgatando São José
OVALE

Arquivo

Inauguração do Martins Pereira
Inauguração do Martins Pereira

m 1967, o então Esporte Clube São José, conhecido como o Formigão do Vale, vinha de dois acessos consecutivos em 1964 campeão da Terceira Divisão  e, em 1965, campeão da Segunda Divisão. O antigo Estádio Martins Pereira, que tinha as arquibancadas de madeira e ficava na Rua Antônio Saes (atual Igreja Universal) era pequeno para um possível acesso à Divisão Especial (atual série A1), exigia-se uma praça esportiva maior na cidade.

Mario Ottoboni, presidente do clube, à época, decidiu que seria necessário construir um estádio amplo e moderno, para que o Formigão pudesse receber a imensa torcida que começava a se apaixonar pelo time da cidade.

Durante 2 anos, o Formigão se licenciou do campeonato da Primeira Divisão (atual Série A2), para a construção do moderno Martins Pereira, no planalto do Jardim Paulista.

A diretoria do então Formigão, organizou um quadrangular para os festejos de inauguração do estádio. Participaram: Atlético Mineiro, Corinthians, Palmeiras e Inter/RS, com transmissão pelo Canal 2 TV Cultura.

A inauguração do estádio foi em um domingo, dia 15/3/1970, com o jogo Atlético Mineiro x Inter/RS. A vitória foi dos mineiros por 1x0. O primeiro gol no Martins Pereira foi marcado por Dadá Maravilha, na época um dos principais jogadores do país.

O jogo de fundo, entre Corinthians x Palmeiras, terminou empatado em 2x2, e nos pênaltis os corintianos levaram a melhor e se classificaram para a grande final, que seria decidida no domingo seguinte.

A estreia do EC São José no novo Estádio Martins Pereira, no Jardim Paulista, foi no dia 22 de março de 70, um domingo, contra o Nacional. O time da capital venceu por 1x0.

O amistoso foi a preliminar de Atlético Mineiro x Corinthians, partida essa que decidiu o quadrangular festivo de inauguração do Estádio Martins Pereira, inaugurado uma semana antes (15/3/70). O jogo terminou empatado em 1x1, e nos pênaltis a equipe mineira sagrou-se campeã.

Dias, primeiro jogador do São José a marcar gol no novo Martins Pereira.
Luís Pereira Dias, mais conhecido como Dias, entrou para a história do São José ao ser o primeiro jogador da Águia a balançar as redes do estádio Martins Pereira. O feito foi em 29 de março de 1970. Nessa data, o então Esporte Clube São José disputou um amistoso contra o Saad de São Caetano do Sul. Os joseenses venceram o embate por 2 a 1. O São José saiu perdendo por 1 a 0, e Dias fez o gol de empate aos 15 minutos do segundo tempo. Depois, a equipe do Vale do Paraíba conseguiu a virada com um gol de Golê. Infelizmente Dias nos deixou no dia 3 de novembro de 2016, aos 74 anos, vitimado por um infarto.

Em função das dívidas do antigo EC São José, o estádio foi leiloado em 1975 e arrematado pela Urbam. Desde então, a empresa o administra e realiza sua manutenção. Parabéns, estádio Martins Pereira, que foi palco de muitas alegrias ao torcedor joseense.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.