FEMININO

Uma mulher é vítima de violência em São Paulo a cada três minutos, aponta SSP

Estado registra 196,9 mil crimes cometidos contra mulheres nos últimos 12 meses e aumento de 44% na comparação com período anterior

Por Xandu Alves | 08/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Na média, o estado tem 540 mulheres sendo vítima de um crime por dia e 22 por hora
Na média, o estado tem 540 mulheres sendo vítima de um crime por dia e 22 por hora

Nesta quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, coletivos feministas do Vale do Paraíba farão atos para lembrar as vítimas da violência. Mulheres que morreram na região por serem mulheres, muitas delas atacadas por seus próprios companheiros.

A violência faz uma mulher sofrer algum tipo de crime ou delito a cada 3 minutos no estado de São Paulo.

O levantamento foi feito por OVALE com base nos dados oficiais da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), de ocorrências de violência contra a mulher registradas nos últimos 12 meses, entre fevereiro do ano passado e janeiro deste ano.

Os números da SSP mostram que 196,9 mil ocorrências de violências cometidas contra as mulheres foram registradas nos últimos 12 meses. Na média, o estado tem 540 mulheres sendo vítima de um crime por dia e 22 por hora. Quase uma por minuto.

“Há muito que ser feito para diminuir a violência contra a mulher, que aumentou com a pandemia. O trabalho é de conscientização, de aumentar a fiscalização e de maior rigor na aplicação das leis, além de acolher as mulheres que sofrem violência”, disse Marcela de Andrade, diretora executiva do Centro Dandara, de São José dos Campos.

PROTEÇÃO

Carolina (nome fictício) precisou ser amparada pela rede protetiva em uma cidade do Vale após ser atacada pelo próprio companheiro. Ela foi agredida fisicamente e disse que o agora ex-marido a ameaçou de morte.

“Ele tinha um ciúme doentio e me bateu mais de uma vez. Na última, fiquei bem machucada e resolvi procurar ajuda e denunciar”, contou.

CRIMES

São 16 tipos diferentes de violência enumerados pela SSP, incluindo o feminicídio (assassinato por ser mulher), homicídio e lesão corporal dolosa, além de estupro, ameaça e maus tratos.

No caso dos feminicídios, no qual a vítima é morta pela condição feminina, o estado registra 193 casos nos últimos 12 meses contra 145 no intervalo anterior, um aumento de 33%.

Do total de feminicídios, 111 ocorreram em cidades do interior, região que teve 22% a mais nesse tipo de crime no intervalo de um ano.

O número de mulheres estupradas também continua elevado, com 2.609 crimes consumados e 482 tentados, respectivamente 12% e -2% na comparação com o intervalo anterior.

Já contra as vítimas vulneráveis, o total de estupros salta para 8.872, com mais 259 tentativas – crescimento de 8% e 15%. Há ainda 1.373 casos contra a dignidade sexual das mulheres no estado, aumento de 65% em 12 meses.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.