Com a presença do vice-presidente do Brasil e titular do Ministério de Indústria, Comércio e Serviços, Dr. Geraldo Alckmin, e do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi oficializada no dia 1º de março em Paulínia-SP o início das obras daquele que será o maior Data Center do Hemisfério Sul, o GRU Technology Campus, da CloudHQ, desenvolvedora global de data centers de última geração do tipo hyperscale e carrier-neutral. Estiveram presentes ao evento ainda prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), representantes de entidades de classe, empresários, formadores de opinião e imprensa.
A geração de empregos e de renda para Paulínia, para o Estado e para o país foram destacados pelo Governador e pelo Vice-Presidente. O investimento para a criação do complexo é de US$ 3 bilhões.
O novo campus oferecerá até 288 MW de capacidade de carga de TI gerada por uma substação própria, conectada à rede nacional de energia em alta tensão. A conclusão das obras é prevista para o primeiro semestre de 2024. Com área de 200 mil m2, o data center apresenta a sua própria rota de fibra subterrânea que ligará aos principais pontos de troca de Internet na região e provedores de nuvem.
A CloudHQ tem um segundo data center em desenvolvimento, em São João de Meriti (RJ), em processo de obtenção das licenças para a construção.. Fotos: Guilherme Gongra