O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté vem utilizando da música clássica para acalmar os animais acolhidos no local. A ação vem desde o último dia 2 de fevereiro.
A playlist de música erudita toca nos diversos setores e espaços que os pets ficam. De acordo com os tutores do local, já é possível observar uma mudança no ritmo dos 450 cães e gatos que habitam o centro. Segundo eles, os bichinhos ficaram mais calmos e tranquilo após os períodos de música tocada.
Um estudo publicado nos Estados Unidos em 2012 mostra que a música clássifca diminui o nível de estresse em ambientes de confinamento como os que os animais vivem no CCZ. Além dos efeitos comportamentais, é possível, segundo o estudo, observar também uma redução da ansiedade e a diminuição da frequência cardíaca.
Já em um outro levantamento realizado pelo College Of Veterinary Medicine and Biomedical Scinces, de Colorado, nos Estados Unidos, a música clássica é associada ao relaxamento e ao descanso. Segundo a pesquisa, cães latiam menos e dormiam melhor com a música erudita tocada, diferentemente de outros gêneros estudados.