EMPREGO

Região fechou o ano com 46,7 mil empregos, com 23,5 mil em serviços e 6.493 na indústria

Setor de serviços amplia a participação na geração de emprego nas regiões metropolitanas

Por Xandu Alves | 06/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / PMSJC

Setor de serviços gera mais empregos no Vale
Setor de serviços gera mais empregos no Vale

O setor de serviços vem ampliando a participação na geração de novos empregos nas regiões metropolitanas do Vale do Paraíba e de Campinas. No ano passado, o setor foi responsável por 59% dos novos postos de trabalho abertos no Vale de 50% na RMC.

De acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, as duas regiões terminaram o ano com saldo de 73,7 mil novos empregos, sendo 27 mil na RMVale e 46,7 mil na região de Campinas.

Do total de novas vagas no mercado de trabalho nas regiões, 39,5 mil foram criadas no setor de serviços, que empregou 16 mil pessoas na RMVale e 23,5 mil na região de Campinas, no ano passado.

O segmento vem aumentando a participação no total dos empregos gerados nas duas regiões nos últimos dois anos, quando a pandemia do coronavírus impactou severamente a geração de novos empregos.

No ano de 2020, as 39 cidades da RMVale registraram a contratação de 185 mil trabalhadores, sendo que 95,2 mil pelo setor de serviços, 51% do total das admissões. Naquela época, a região fechou o ano com saldo negativo de 14,9 mil empregos perdidos.

No ano seguinte, o saldo foi positivo e fechou em 30 mil novos empregos no Vale, com o setor de serviços responsável por 14,2 mil postos de trabalho de saldo, 47% da totalidade.

O percentual de participação de serviços saltou para 59% em 2022 no Vale, um aumento de 25%.

CAMPINAS

Na região de Campinas, o movimento foi semelhante. As cidades da RMC fecharam 2020 com a admissão de 363,7 mil pessoas, sendo 179 mil em serviços, 49% do total. O saldo foi negativo em 10,6 mil empregos.

Com saldo de 64,7 mil novos postos em 2021, serviços empregou 31 mil trabalhadores, 48% da totalidade, percentual que chegou a 50% no ano passado – 23,5 mil de um total de 46,7 mil novos empregos gerados na RMC.

Considerando que os empregos no setor de serviços exigem menos qualificação e também pagam salários mais baixos, o mais preocupante nas duas regiões metropolitanas é a queda na participação da indústria na geração de empregos.

Na RMVale, o setor industrial estagnou sua participação em 16% dos empregos desde 2021, percentual menor do que tinha antes da pandemia. Na região de Campinas, as indústrias caíram de 20% para 14% na geração de novos empregos.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.