ANDRÉ AQUINO

Época de muita comida e época de cuidar do intestino, nosso segundo cérebro

Por André Aquino | 23/12/2022 | Tempo de leitura: 1 min
Chef de cozinha
OVALE

Divulgação

Época de muita comida e época de cuidar do intestino, nosso segundo cérebro.
Época de muita comida e época de cuidar do intestino, nosso segundo cérebro.

Nesta época de festas, a grande maioria das pessoas abusa na comida, inclusive eu, afinal, com tantas coisas gostosas, é difícil resistir. No entanto, alguns destes exageros podem afetar nossa saúde intestinal. Então, fui conversar com uma amiga coloproctologista, Dra. Karla Rachid, que disse o seguinte:

“A saúde intestinal está ligada diretamente a diversos sintomas sistêmicos, alguns chamam o intestino de “segundo cérebro”. Uma desordem intestinal pode gerar sintomas como acne (as famosas espinhas), alterações de sono, vigília e humor. Produzimos grande parte da serotonina no nosso intestino, portanto, um desequilíbrio intestinal, disbiose, pode gerar alterações de humor que dificilmente associamos à saúde intestinal. Se você busca saúde e bem-estar, não deixe de cuidar do intestino. Uma simples correção da flora bacteriana intestinal pode promover melhoria de muitos outros sintomas”. Dra. Karla Rachid também compartilhou uma receita saudável e muito saborosa. Anote aí:

  • Panqueca vegana de banana 
  • 3/4 farinha de aveia em flocos 
  • 1/4 xícara de semente de linhaça dourada  
  • 3/4 xícara de água  
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim  
  • 2 bananas maduras  

Bata tudo no liquidificador até virar uma massa cremosa. Despeje em assadeira aquecida não aderente com óleo de coco ou azeite, vá moldando as panquecas, vire apenas quando já estiver mais consistente.  Você pode acrescentar pedaços da banana por cima e enfeitar com uma tirinha de mel. Além disso, pode substituir a aveia por psyllium ou dividir meio a meio. Boas festas e bom apetite.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.