Fim de ano chegando e milhões de coisas na cabeça... Chegamos até aqui e isso é motivo para comemorar! Ao mesmo tempo, algumas coisas acabaram, outras nem foram alcançadas, algumas grandes frustrações vêm conosco, assombrando esse final de ano. Algumas perdas muito significativas podem ter feito parte do ano, e isso não é muito fácil de lidar quando a época de festas chega.
Mas alguém já disse que todo fim é um recomeço. Se uma oportunidade de trabalho termina, talvez com muita flexibilidade e criatividade vamos ver algo novo surgir. Se uma tragédia trouxe muitos fins para o nosso viver, talvez possamos buscar o ponto onde reiniciar seja possível. Uma coisa é certa: não se recomeça sem intencionalidade e uma atitude de perseverança. Só dá para iniciar algo novo se houver o esforço de busca e de acreditar que o fim não determina perdas irreparáveis somente, mas ele também pode fazer surgir algo belo para ser compartilhado, que é a capacidade de superação. Sim, você também pode superar.
Encontro nas Escrituras uma metáfora que nos inspira: “O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.” (Isaías? ?58?:?11?). A fonte que nos possibilita todos os recomeços está em Deus. Precisamos acessá-lo pela escolha da fé. Escolher mesmo acreditar. Ele tem esses recursos. Mesmo que tudo pareça morto debaixo do sol, Ele tem essas águas que regam e as sementes passam a nascer, ao toque dessa Presença bendita. ??
Sim todo fim é um recomeço. Por isso que existe o Natal. Onde só poderia haver a desolação de um viver sem esperança em meio às muitas dores que enfrentamos, Jesus traz tudo o que precisamos para a restauração e para começar de novo! Seja feliz nesse natal e nesse novo ano, cheio de esperança para os novos começos.