GASTRONOMIA

Agradável Cozinha: Em busca da melhor coxinha de São José!

Coxinha costuma ser deliciosa, mas qual será a melhor de São José dos Campos? Grazi e Dany Duarte nos contam qual é o TOP 4 da cidade.

Por Grazi e Dany Duarte | 12/11/2022 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Arquivo pessoal

Coxinhas
Coxinhas

Dessa vez a Agradável Cozinha foi à procura das melhores coxinhas de São José dos Campos. Para isso, fizemos uma enquete no nosso Instagram e vocês nos indicaram vários lugares, que foram os escolhidos para serem visitados, além de mais algumas opções! E que trabalho difícil que foi esse (haha)!

Estávamos à procura de sabor, crocância e pouca oleosidade. Aqueles com sabor de óleo velho e pena de galinha deveriam ser excluídos imediatamente. Vale lembrar também que estávamos procurando esses critérios e não preço, atendimento ou outros pratos da casa.

Considerando isso, vamos te falar das 4 melhores pela nossa avaliação, sem ranking!

Na Padaria Papaya, a coxinha é bem crocante (a única empanada na farinha Panko), o frango desfiado é bem temperado, o catupiry é de verdade, a massa é bem leve e desmancha na boca. Além disso, sempre tem coxinha sendo frita na hora!

No Coronel a coxinha é um pouco menor, mas é a mais crocante de todas, o frango desfiado também é bem temperado, a massa muito fininha e também é frita na hora! Aliás, Coronel fica a dica, faz a versão com Catupiry e chama a gente pra provar!

A da Marinela não é a mais bonita das coxinhas, mas tem uma massa bem temperada e leve, frango desfiado e úmido e o requeijão do recheio é cremoso e gostoso!

Na Via Porto Pastelaria a coxinha é crocante, o catupiry envolve todo o recheio, o frango é bem temperadinho e a casquinha fininha também!

A nossa ideia é que vocês experimentem as 4, façam o seu ranking e depois contem para a gente!

E como recebemos muitos pedidos de como fazer uma coxinha, resolvemos dar a nossa receita. Ela é bem fácil de fazer e fica com um sabor incrível, esperamos que gostem! (receita no site do jornal)

Agora, o que podemos experimentar e trazer para vocês na próxima?

RECEITA.

Veja como fazer uma coxinha.

       

Ingredientes da massa:

- 250g de farinha de trigo;

- 50g de margarina ou manteiga;

- 400ml de água;

- 2 sachês de caldo de legumes (usamos o Meu Segredo da Maggi).

         

Ingredientes do frango:

- 500g de peito de frango sem osso e sem pele em cubos;

- 1 cebola picadinha;

- 1 tomate picadinho;

- 1 colher de sopa de alho picadinho;

- sal;

- pimenta-do-reino;

- páprica picante;

- 1 cubo de caldo de galinha;

- 200ml de água;

- cheiro verde;

- 1 colher de sopa de maisena misturada em 120ml de água.

     

Outros ingredientes: 

- 1 sachê de Catupiry.

     

Modo de preparo:

Para o frango: coloque todos os ingredientes na panela de pressão, quando começar a chiar conte 20 minutos e desligue. Deixe esfriar, retire o caldo que formou (guarde para outra receita ou troque pela água na massa) e sacuda bastante a panela (tampada) para desfiar. Na mesma panela , acrescente a maisena misturada na água, volte ao fogo para engrossar ferver e formar um frango cremoso.

Para a massa: coloque a água, a margarina e o caldo em uma panela e leve ao fogo. Quando abrir fervura, vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo sempre. A massa vai formar uma bola e soltar da panela. Deixe cozinhar por mais 1 minuto e despeje sobre uma bancada de pedra untada com manteiga. Espere esfriar um pouco e sove a massa até que ela fique bem lisinha. Envolva com filme plástico e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente.

Para fazer as coxinhas: pegue uma quantidade de massa (usamos 50g), faça uma bolinha e depois abra uma cavidade no centro, recheie com um pouco de Catupiry e com o frango desfiado, feche a coxinha e reserve.

Com todas prontas, voce vai empanar: Pegue três pratos fundos, em um coloque 2 ovos batidos, no outro um pouco de farinha de trigo e no último farinha de rosca ou Panko. Passe cada coxinha primeiro pela farinha de trigo, depois pelo ovo e por último pela farinha de rosca.  Frite em óleo não muito quente e escorra sobre papel toalha.

Rendimento: 15 coxinhas.

Congelamento: congele primeiro em aberto, depois passe para um saquinho próprio.

Validade: 3 meses.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.