ELEIÇÕES

Primeira-dama: amor à primeira vista - a história de Lula e Janja começou no MST do Vale

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Em 18 de maio de 2022, Lula e Janja se casaram; petista virou a casaca e voltou a jogar no time dos casados
Em 18 de maio de 2022, Lula e Janja se casaram; petista virou a casaca e voltou a jogar no time dos casados

Golaço do amor.

Não se sabe se foi durante um ataque pela esquerda ou quando trocou passes no meio de campo com Chico Buarque que Lula descobriu um novo amor para sua vida. E não era a pelota, essa um amor das antigas.

As arquibancadas lotadas do campo de futebol em Guararema testemunhavam, além de um timaço de artistas, políticos e ativistas sociais tocando a bola, o nascimento de um amor que explodiria para todo o Brasil em 2022.

Exatos 106 dias antes de ser preso, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Brasil por dois mandatos e principal líder popular da América Latina, descobriria novamente o amor romântico.

Viúvo de Marisa Letícia desde fevereiro de 2017, às vésperas do Natal daquele ano o ex-presidente ganharia um presente bem pertinho do Vale do Paraíba, num campo de futebol dos sem-terra.

Em 23 de dezembro de 2017, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) inaugurava o campo de futebol Doutor Sócrates Brasileiro dentro da Escola Nacional Florestan Fernandes, um centro de formação em Guararema, ao lado de Jacareí.

Petista e corintiano, como Lula, Sócrates era o nome ideal para batizar o campo do MST. Também era ideal convidar o time ‘Amigos do Chico Buarque’ para inaugurar o gramado. Artistas e militantes políticos participaram daquela partida, como Lula, Chico Buarque e João Pedro Stédile. Juca Kfouri foi o árbitro do jogo, que terminou empatado em 5 a 5.

Se a vitória não veio em campo, o golaço para Lula veio das arquibancadas. Foi ali que Lula conheceu e se apaixonou pela socióloga Rosângela da Silva, a ‘Janja’, então com 50 anos e petista de carteirinha.

O romance permaneceu em segredo por um ano e quatro meses, até que, involuntariamente, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro dos governos Sarney e Fernando Henrique Cardoso, comentasse sobre o namoro em sua rede social, após visitar Lula na cadeia, em Curitiba.

“Lula está apaixonado e seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar”, escreveu Bresser-Pereira em sua página do Facebook, como narra o jornalista Fernando Morais no primeiro volume a biografia sobre Lula, publicado no final de 2021.

Ao sair da prisão em 8 de novembro de 2019, Lula discursou para as centenas de pessoas da vigília ‘Lula Livre’ e, no final, apresentou Janja como sua “futura companheira”.

E em 18 de maio de 2022, Lula virou a casaca: casou-se e voltou a jogar no time dos casados.

Comentários

2 Comentários

  • Sandro 12/11/2022
    Só se for primeira Dama de ex-presidiário de organização criminosa tadinha o molusco nem vai tomar posse milhões em Brasília contra o Ladrão em todas as cidades também já que quem falha roubando não toma posse,até dia 15 o povo é o exército decide.LIXO COMUNISTA QUER TIRAR ATÉ O DIREITO DE HERANÇA OU SEJA QUER ROUBAR MAIS AINDA O POVO.
  • José Celso 12/11/2022
    Grande Presidente Lula, DEUS abençoou o brasil novamente com a sua vitória, avante brasil com lula